A Emirates Airline voltou a receber um jato A380 novo em folha neste sábado (07), após exatos 12 meses. A aeronave, de prefixo A6-EVL, é a 116ª unidade do modelo a ser incorporada à frota, porém, como a empresa aposentou um antigo exemplar meses atrás, agora ela possui 115 unidades do maior avião de passageiros do mundo, sua maior cliente.
Até o final do mês, outros dois A380 serão enviados para Dubai, restando portanto mais cinco aviões para que os pedidos pendentes sejam concluídos, colocando fim à carreira do enorme jato de dois andares. Segundo a Emirates, a aeronave voou de Toulouse, onde estava armazenada desde o ano passado, para Dubai utilizando uma mistura de querosene convencional e também sustentável.
“O A380 tem tido uma história de sucesso para a Emirates e isso se reflete no forte interesse do cliente onde quer que tenhamos oferecido a aeronave ao longo dos anos. O A380 nos ajudou a atender com eficiência a demanda dos clientes em aeroportos com restrição de slots e também em rotas principais, apoiando nossas operações de longa distância. É importante ressaltar que com o espaço e a tecnologia desta aeronave, fomos capazes de introduzir novos conceitos a bordo que transformaram a experiência de vôo para melhor”, comemorou Sir Tim Clark, presidente da Emirates.
Uma das duas aeronaves que serão entregues nas próximas semanas estreará a nova cabine econômica premium da companhia aérea. Ainda de acordo com o executivo, o “O A380 continuará sendo nosso avião mais importante na próxima década e vamos recolocá-lo em mais rotas conforme a demanda por viagens retornar”.
Atualmente, a Emirates voa com o A380 para o Cairo, Amã, Paris, Londres, Guangzhou, Manchester e Moscou. A capital britânica conta com o maior número de partidas diárias, com quatro voos, enquanto a cidade russa mantém uma frequência diária. A Emirates também tem utilizado a aeronave da Airbus para o transporte de cargas especiais em operações charter.
Um dos destinos que contava com a aeronave era São Paulo, que antes do surto de COVID-19 recebia o gigante diariamente. Atualmente, a empresa voa quatro vezes por semana com o Boeing 777-300ER.
A retomada das entregas do A380 ocorre após rumores de que a Emirates pretendia cancelar os pedidos remanescentes por conta da queda na demanda de voos de longo curso causada pela pandemia. No entanto, a companhia confirmou a intenção de recebê-los e continuar a usá-los como seu principal aeronave. O A380 está na frota da companhia do Oriente Médio desde 2008.
Veja também: Ex-chefão da Airbus culpa motores e clientes pelo fracasso do A380