A companhia aérea Emirates Airline confirmou nesta segunda-feira (12), durante a sexta edição do World Government Summit, em Dubai, o pedido firme por 20 jatos Airbus A380 e opção para mais 16 unidades. A negociação, cujo valor pode alcançar até US$ 16 bilhões, havia sido iniciada em janeiro deste ano, com a assinatura de uma carta de intenção de compra.
Segundo a Airbus, as entregas do novo pedido da Emirates serão iniciadas a partir de 2020. A companhia aérea de Dubai é atualmente o maior operador do A380, com 101 unidades na frota.
“Este acordo ressalta nosso compromisso com o programa A380, proporcionando estabilidade à linha de produção do modelo e apoiando milhares de empregos de alto valor em toda a cadeia de fornecimento da aviação. Para a Emirates, o A380 tem sido uma aeronave de sucesso para nosso clientes, nossas operações e nossa marca. Estamos ansiosos para continuar trabalhando com a Airbus para aprimorar ainda mais a aeronave e o produto a bordo”, celebrou o Sheik Ahmed bin Saeed Al Maktoum, CEO e diretor-executivo da Emirates.
O novo pedido foi um grande alívio para a Airbus, que desde 2015 não recebia encomendas pelo maior avião de passageiros do mundo. Com o novo cronograma, a produção do A380 pode continuar ativa até 2027 ou 2029, no caso da Emirates decidir adquirir as 16 unidades opcionais previstas no contrato.
Com a nova encomenda da Emirates, a Airbus agora tem 115 exemplares do A380 a serem entregues, sendo 61 deles destinadas justamente a empresa de Dubai. Outros clientes que ainda vão receber a aeronave são o grupo irlandês Amadeo, especializado em leasing de grandes aviões, com 20 unidades, e as companhias aéreas Qantas, da Austrália, que aguarda a entrega de oito jatos, e a Virgin Atlantic, do Reino Unido, que encomendou seis aparelhos. Há também outras 10 aeronaves encomendadas por clientes ainda não identificados.
A Airbus já entregou 222 A380 para 13 companhias aéreas. O número é bem distante da expectativa que a fabricante traçou na época do lançamento do programa da aeronave, no início da década passada, que previa uma demanda por mais de 1.000 unidades do jato comercial de dois andares.
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Esse avião por enquanto só faz sentido para Emirates que transformou Dubai num dos maiores hubs do mundo conectando Dubai a grandes cidades com alta demanda e pra voar longas distâncias como Nova York, Londres, Los Angeles, Berlin, Tokio, Sidney, Xangai, São Paulo.
Este avião não faz sentido de ser operado por outras companhias. Somente a empresa de Dubai tem destes aviões, o motivo é que se a Airbus não recebesse encomendas deste avião teria que parar a sua fabricação. A Europaa precisa cair na real.
A Virgin tem encomendas para o A380?
Tem alguma fonte oficial da mesma para isso?
Caro Luan, a fonte oficial é a própria Airbus. Se quiser, confira você mesmo: http://www.airbus.com/aircraft/market/orders-deliveries.html