A companhia Emirates Airline divulgou nesta segunda-feira (5) pelo Twitter imagens de seu primeiro 777X (um modelo 777-9) na fábrica da Boeing, em Everett, nos Estados Unidos. O principal destaque são as pontas das asas dobráveis da aeronave já com as cores da empresa aérea de Dubai.
O avião da Emirates em fase produção é o sétimo 777X que passa pela linha de montagem da Boeing. A fabricante norte-americana concluiu em março o primeiro protótipo do 777-9 e está montando atualmente outros três modelos para testes e mais dois modelos de produção.
A Emirates é o maior cliente da nova geração do 777, com um pedido de 150 aeronaves (115 777-9 e 35 777-8) avaliadas em US$ 76 bilhões. A estreia da aeronave com a empresa é prevista para o início de 2021. A companhia, porém, cogita trocar parte das encomendas pelo 777X por modelos 787 Dreamliner.
A empresa árabe planeja renovar sua frota de aeronaves nos próximos anos adquirindo aviões mais eficientes. Além do 777X, a companhia encomendou neste ano 40 jatos A330-900 e 30 A350-900 da Airbus. Essa encomenda foi uma mudança no acordo da fabricante europeia com a Emirates, que cancelou a maior parte de seus pedidos pelo A380.
Ainda não está definido qual companhia aérea será o operador de lançamento do 777-9. Além da Emirates, a Lufthansa é outra empresa cotada para estrear o novo jato da Boeing.
We’re proud to see the UAE flag for the first time on the Emirates Boeing 777X.?? Currently in production, the 777X combines the best features of today’s @BoeingAirplanes 777 with a longer fuselage, new engines, new composite wing design, greater cabin width & seating capacity. pic.twitter.com/JVllWS14AQ
— Emirates Airline (@emirates) August 5, 2019
Quando o novo 777 vai voar?
O primeiro voo do 777-9 era programado para este semestre, mas recentemente a Boeing postergou o teste para 2020. A fabricante motivou o atraso alegando que precisava completar mais testes e fazer correções no motor GE9X.
Desde o segundo acidente com o 737 MAX e o aterramento mundial da aeronave, em março deste ano, a Boeing vem sendo cautelosa em seus anúncios sobre o programa 777X. Apesar de já ter concluído um protótipo, a fabricante não promoveu até o momento o tradicional “rollout” e apresentou a aeronave em uma cerimônia restrita para funcionários.
Os dados sobre o 777X divulgados pela Boeing mostram que a nova série mantém os créditos da família 777 com longo alcance e grande capacidade de passageiros, mas com novidades importantes e até históricas.
Comparado ao 777-300, o novo 777-9 ganhou mais três metros de comprimento e chegou a 76,7 m. Essa marca fará do novo jato da Boeing o maior avião comercial bimotor da história e o segundo maior avião do mundo, ficando atrás apenas do colossal Antonov AN-225.
A Boeing também projetou novas asas para o 777X e elas ficaram bem maiores. Os modelos da nova série tem 71,8 metros de envergadura, sete metros a mais que os 777 da primeira geração.
Para não exigir reformas em aeroportos (como o A380 e 747-8 exigem) e facilitar a movimentação da aeronave em solo, a fabricante criou um dispositivo que dobra as pontas das asas do 777X e reduz sua largura para 64,8 m, a mesma envergadura do 777-300.
A fabricante afirma que os jatos 777X podem ser até 20% mais eficientes em consumo de combustível comparados aos 777 da primeira série e ainda levam mais passageiros e percorrem distâncias maiores.
O 777-9 pode ser configurado para receber 414 ocupantes em duas classes de cabine (econômica e executiva) e tem alcance de 15.185 km. Já o 777-300 embarca cerca 390 pessoas com a mesma distribuição de interior e tem autonomia limitada em 13.650 km..
A Boeing tem cerca de 320 pedidos pelo novo 777X de nove companhias aéreas, todas operaras do 777 da primeira geração. Além da Emirates e Lufthansa, outras empresas que esperam pelo novo jato são a All Nippon Airways (do Japão), British Airways (Reino Unido) e a Cathay Pacific (Hong Kong).
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