A despeito de todo o atraso no programa 777X, a Emirates Airline decidiu dobrar a aposta no novo widebody da Boeing. Nesta segunda-feira (13) no Dubai Airshow, as duas empresas assinaram um acordo para mais 95 jatos de corredor duplo, incluindo o 787 Dreamliner.
A nova encomenda compreende 55 777-9 e 35 777-8, variante de maior autonomia da série e que não tem grandes pedidos até aqui.
Segundo a Emirates, o primeiro 777-9 será entregue em 2025 e o 777-8, em 2030, revelando um no prazo para o projeto, que está em compasso de espera no momento.
Ao todo, a Emirates terá 205 widebodies 777X em sua frota, que serão entregues entre 2025 e 2035 e devem ter um papel fundamental na substituição parcial do Airbus A380.
Além do maior jato comercial em produção atualmente, a transportadora sediada em Dubai atualizou o pedido de 787 Dreamliner.
Se antes havia um acordo para 30 787-9, a versão de capacidade intermediária do Dreamliner, agora a Emirates terá 15 787-10 e 20 787-8, um aumento de cinco aeronaves.
Maior operadora do 777 no mundo
“A Emirates é a maior operadora de aeronaves Boeing 777 e o pedido de hoje consolida essa posição. Estivemos intimamente envolvidos no programa 777 desde o seu início até esta última geração de aeronaves 777X”, disse Sua Alteza Xeque Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e CEO da Emirates Airline and Group.
“O 777 tem sido fundamental para a estratégia de frota e rede da Emirates de ligar cidades em todos os continentes sem escalas ao Dubai. Temos o prazer de ampliar nosso relacionamento com a Boeing e esperamos que o primeiro 777-9 se junte à nossa frota em 2025”, acrescentou.
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“Este pedido é um incrível voto de confiança na eficiência e versatilidade da família 777X para atender às necessidades da Emirates em viagens globais de longo curso”, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “O 777-9 e o 777-8 são os aviões perfeitos para apoiar os planos de crescimento da Emirates, melhorando o desempenho ambiental e uma capacidade de carga útil incomparável.”