O festival aéreo de Farnborough, na Inglaterra, sediou nesta terça-feira (12) a cerimônia do prêmio “World Airline Awards 2016”, considerado o “Oscar” da aviação mundial. A premiação é organizada pela consultoria britânica Skytrax com participação do público.
Como nos quatro anos anteriores, a grande estrela da premiação foi uma companhia aérea do Oriente Médio. A campeã da vez foi a Emirates Airlines, que faturou o prêmio pela segunda vez – a empresa de Dubai já havia sido eleita a melhor companhia do mundo em 2013.
“Estamos honrados em ser reconhecidos pelo prestigiado prêmio da Skytrax. A Emirates sempre coloca os clientes no centro de tudo que fazemos, e nós trabalhamos duro para oferecer a melhor experiência possível em cada ponto de contato, todos os dias, em todo o mundo”, afirmou Tim Clark, presidente da Emirates.
A Lan Chile, empresa que se uniu à Tam para formar a Latam, foi eleita pela terceira vez consecutiva a melhor companhia aérea da América do Sul. No ranking geral, a Lan aparece na 45º colocação, resultado bem diferente de 2015, quando ficou com o 32º posto. Esse foi o último ano em que a empresa chilena utilizou seu nome original na premiação da Skytrax.
No ranking das melhores empresas da América do Sul ainda aparecem a Azul, na segunda posição, a Tam, em terceiro, e a Gol, que ficou na oitava posição na região.
Companhias brasileiras
A empresa brasileira melhor colocada na premiação foi a Azul, na 55º posição, à frente da Tam (que também aparece pela última vez na lista com esse nome) e a Avianca Brasil, respectivamente nas 56º e 57º colocações.
A Azul ainda foi eleita a melhor companhia de baixo custo da América do Sul e ficou na 10º posição no ranking mundial dessa mesma categoria, vencida pela AirAsia, da Malásia.
Top 10 do World Airline Awards 2016
1- Emirates Airlines
2 – Qatar Airways
3 – Singapore Airlines
4 – Cathay Pacific Airways
5 – All Nippon Airways
6 – Etihad Airways
7 – Turkish Airlines
8 – Eva Air
9 – Qantas
10 – Lufthansa
Confira a lista com as 100 melhores companhias aéreas do mundo no site da Skytrax.
Veja mais: Qatar Airways quer fatia da LATAM