Enquanto a maioria das empresas aéreas estão espremendo os passageiros e cortando gastos com “mimos”, a Emirates Airlines parece que vai no sentido oposto. A companhia de Dubai anunciou que investirá US$ 2 bilhões para melhorar a experiência a bordo de suas aeronaves.
As melhorias tentam resgatar um pouco da “era de ouro” da aviação civil e vão desde a renovação no interior das cabines para todas as classes, incluindo a instalação das novas zonas Econômica Premium em mais 120 aeronaves, até novos cardápios com opções veganas e treinamento de hospitalidade para a tripulação.
Econômica Premium (de verdade)
A nova classe da Emirates, que já está disponível em seis Airbus A380, lembra mais uma classe executiva do que uma econômica e se aproxima do que era viajar de econômica até o final da década de 1970: espaço considerável para as pernas, assentos com acabamento de luxo, kit de amenidades em voos longos e travesseiro que não parece uma folha de papel.
Enquanto nas classes econômicas premium das demais operadoras o espaço para as pernas varia de 34 polegadas (Azul e KLM, por exemplo) a 38 polegadas (Lufthansa, Delta, British), a Emirates oferece 40 polegadas livres para esticar os membros inferiores, com apoio de pernas retrátil e reclinação de até 8 polegadas.
Os passageiros da econômica premium ainda são recebidos com um drink em copo de vidro e, após a refeição principal, são oferecidos licores e chocolates.
No A380, a nova classe classe da Emirates inclui 56 assentos localizados na parte frontal do deck principal com configuração 2-4-2 (contra 3-4-3 na classe econômica). Já os Boeing 777 que vão passar pela renovação interior terão 24 assentos premium localizados entre a executiva e a econômica.
Sem comida de micro-ondas
A Emirates promete novos menus para todas as classes a partir de 1 de setembro. Na Primeira Classe, o cardápio inclui truta-salmonada com molho de moqueca e arroz ou peito de pato gelhado molho de laranja. Os mais abonados ainda podem escolher pacotes extras que incluem champanhe Dom Perignon e caviar da Pérsia, ou então uma experiência “de cinema” com pipoca e mini hambúrgueres.
Na Econômica Premium, as refeições são servidas em pratos de louça, com talheres e copos de verdade. Além disso, passageiros de todas as classes poderão escolher refeições veganas, que incluem pratos como cogumelos “oyster” grelhados ou arroz com “carne” de jaca. Entre as sobremesas veganas estão bolo trufado de chocolate com avelã e pistache.
A Emirates é conhecida pelo serviço de alto padrão e por oferecer conexões para várias partes do mundo em seu hub em Dubai. No Brasil, a empresa voa diariamente para São Paulo com o A380, embora tenha sido temporariamente substituído por um Boeing 777.