Com um investimento de US$ 48 milhões (aproximadamente R$ 270 milhões) em equipamentos e sistemas para o treinamento de pilotos e membros da tripulação de cabine, a Emirates Airline se prepara para receber os novos Airbus A350. Depois de vários adiamentos, a primeira unidade da aeronave deve ser entregue ainda em outubro.
Para que as equipes possam operar os novos jatos, a companhia árabe adquiriu três simuladores de voo completos equipados com sistemas de suporte ao piloto (PSS), desenvolvidos internamente pela Emirates com o objetivo de otimizar a experiência de treinamento. Também fazem parte do pacote um dispositivo de treinamento em base fixa, um simulador de evacuação de emergência da cabine e um simulador das portas de entrada e de emergência.
Simulador recebeu a maior qualificação da EASA
O PSS permite que os pilotos e tripulação façam uma configuração de cabine de forma interativa, incluindo a criação de um plano de voo em um ambiente totalmente imersivo. Cada configuração realizada é recuperada sempre que o aluno volta ao simulador e pode ser reproduzida pelo modo debrief, para que o instrutor analise o desempenho do piloto.
Este simulador do A350 recebeu a qualificação de nível D, a maior para esse tipo de simulador, da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA). O segundo simulador PSS está atualmente em seu estágio de aceitação e deve receber a aprovação da EASA em novembro.
“A inovação está no DNA da Emirates, e isso inclui nossos novos equipamentos de treinamento da aeronave A350 e a nossa unidade avançada de treinamento de pilotos, que será inaugurada no final do ano e poderá expandir nossa capacidade de treinamento de pilotos em 54%.”, disse o Comandante Bader Al Marzooqi, vice-presidente sênior de treinamento de voo da Emirates.
Já foram treinados cerca de 30 pilotos e 820 membros da tripulação de cabine e, até o final de novembro, mais de 50 pilotos terão concluído o treinamento nos simuladores da aeronave A350 antes que ela entre em serviço.
Entre A350 e 777X, nova frota terá quase 300 jatos
A Emirates tem uma encomenda total de 65 A350-900. Depois de vários adiamentos, o primeiro deless fez seu voo inaugural em setembro. Ainda com a matrícula provisória F-WGZA, decolou das instalações da Airbus em Toulouse, no sul da França, para um voo de quase 4 horas em que chegou a atingir 41.000 pés de altitude sobre o Oceano Atlântico.
Além disso, a companhia também aguarda um mix de 205 aeronaves Boeing 777X, que estão ainda mais atrasadas do que os Airbus e motivaram a declaração do CEO Tim Clark de que teria “conversas sérias” com a fabricante norte-americana.