Há alguns executivos de companhias aéreas que são conhecidos pela franqueza em suas declarações, entre eles o CEO Michael O’Leary, da low-cost Ryanair, e Tim Clark, presidente da Emirates Airline.
Constumeiramente, eles fornecem previsões mais claras sobre entregas de aeronaves ou o status de alguns projetos. E foi Clark quem revelou uma nova previsão sobre a entrega do primeiro 777-9, widebody que a Boeing tenta colocar no mercado há anos.
Durante um encontro do evento Aviation Club em Londres em 29 de fevereiro, o presidente da Emirates afirmou que a companhia aérea já não conta com o 777X em outubro de 2025.
A data havia sido divulgada durante o anúncio da expansão da encomenda da aeronave de dois corredores durante o Dubai Airshow em novembro de 2023.
Tim Clark, no entanto, disse que nem a Boeing sabe quando isso ocorrerá. “Pode ser no final do próximo ano, mas mais provavelmente no início de 2026,” afirmou, segundo a Flight Global.
A Emirates Airline é a maior cliente do 777X, tendo 205 pedidos da aeronave tanto da variante 777-9, de maior capacidade de passageiros, quando da 777-8 com autonomia maior.
Certificação de tipo sem prazo claro
A Boeing já realiza voos de testes e desenvolvimento do 777-9 desde janeiro de 2020 e conta com quatro aeronaves no programa.
Apesar disso, os problemas que a fabricante enfrenta em relação à segurança e a qualidade da sua linha de produção fizeram as agências de aviação civil endurecerem o processo de certificação.
A FAA passou a verificar cada item e não permitir que a própria Boeing realize algumas etapas do processo.
Diante das perspectivas de que a certificação de tipo irá demorar a ser concedida, a Boeing acabou pausando a produção da aeronave, só retomada no final de 2023.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Até janeiro, a Boeing dizia ter 510 encomendas pela família 777X, 453 deles pedidos líquidos.
A indefinição parece ter influenciado algumas decisões de potenciais clientes, que acabaram escolhendo o rival Airbus A350 em encomendas recentes.