A Emirates Airline realizou uma cerimônia concorrida nesta semana para apresentar seu primeiro Airbus A350-900, terceiro widebody da sua frota, que se juntou ao A380 e ao Boeing 777.
Configurado com 312 assentos em três classe, o novo avião estreará seu primeiro voo em 3 de janeiro na rota Dubai-Edimburgo, o que significa que a transportadora conseguiu recuperar alguns dias de atraso na programação original.
Primeiro novo equipamento incorporado desde 2008, o A350-900 da Emirates terá alguns diferenciais, explicou a empresa aérea. Entre eles estão assentos aprimorados, corredores mais espaçosos, telas de TV maiores e outras comodidades.
A aeronave A6-EXA entregue pela Airbus é a variante “regional” do A350, segundo a Emirates. Com autonomia de até 15 horas, o widebody será usado em voos para destinos como Bahrein, Mascate e Kuwait, Lyon e Bolonha na Europa, e Colombo, Mumbai e Ahmedabad na Ásia Ocidental.
A350 para voos longos
A transportadora de Dubai, no entanto, pretende receber em meados de 2025 uma versão de longo alcance do A350-900 que não é o A350 “ULR” que voa pela Singapore e pode ficar até 20 horas no ar.
Trata-se de uma aeronave com área para descanso da tripulação e que traz uma configuração de assentos mais espaçosa e que leva até 298 passageiros.
A diferença está na classe econômica menor (238 contra 259 assentos) e na econômica premium maior (28 contra 21 assentos). A classe executiva leva as mesmas 32 pessoas.
Vale observar que a econômica premium da Emirates não se resume a um maior espaço para as pernas como em outras companhias aéreas. O layout de poltronas por fileira é de 2+3+2 em vez 3+3+3 da econômica comum.
O ritmo de entregas do A350, no entanto, ainda é incerto. A Emirates, que planejava ter 12 deles neste ano, pode receber entre uma dúzia e 20 aviões em 2025.
Os 65 jatos deveriam ser entregues até 2028, mas esse prazo pode ter mudado em meio aos problemas na cadeia de suprimentos.