O maior avião de passageiros do mundo está de “férias” na rota entre Dubai e o Aeroporto Internacional de Guarulhos/São Paulo. Na quarta-feira (3), a companhia Emirates Airline trocou o Airbus A380 usado no trecho pelo Boeing 777-300ER. A empresa aérea do emirado árabe não informou o motivo da substituição do aparelho usado nos voos para São Paulo.
A utilização do 777 no trecho para o Brasil deve perdurar por mais de dois meses. No sistema Sirios na ANAC, consta que o A380 voltará ao trecho somente em 30 de outubro.
Está é a segunda vez que a Emirates suspende os voos com o A380 para o Brasil. Antes disso, o avião gigante da Airbus deixou de operar no país nos piores momentos da pandemia de Covid-19, entre março de 2020 e outubro de 2021, devido a baixa demanda por voos internacionais. O modelo estreou na rota para São Paulo em março de 2017, única rota regular na América do Sul a contar com a aeronave.
A despeito do período de crise econômica, o A380 da Emirates vêm obtendo taxas de ocupação razoáveis nos últimos meses. No mês passado, por exemplo, a aeronave registrou em média 79% de ocupação de assentos (confira no quadro abaixo).
Com a troca de aparelho na rota, as taxa de ocupação da Emirates do trecho para São Paulo devem apresentar uma melhora, já que o 777-300ER na configuração da empresa transporta 356 passageiros, enquanto o A380 comporta 516 ocupantes (uma diferença de 31%).
Puta sacanagem. Eles tiram o aparelho da linha a qualquer momento e sem aviso prévio.