Retirado de serviço em março de 2020, o A380 matrícula A6-EDA foi o primeiro jato do modelo a ser entregue pela Airbus à Emirates Airline. A companhia aérea, maior operadora da aeronave no mundo, decidiu reciclá-lo a fim de reduzir o impacto ambiental de seu desmonte.
Para isso, a Emirates fechou um acordo com a Falcon Aircraft Recycling, empresa localizada nos Emirados e que fará o trabalho de desmontar os aviões que forem aposentados para reutilizar a maior parte da estrutura e de seus componentes.
A intenção é aproveitar boa parte da cabine como o famoso bar e vendê-los como itens de recordação para fãs de aviação. Parte dos lucros será destinada à fundação mantida pela empresa aérea.
“Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Falcon Aircraft Recycling neste projeto inédito. O fato de que todas as atividades de reaproveitamento serão totalmente executadas nos Emirados Árabes Unidos também mostra o forte ecossistema da aviação e as capacidades que o país construiu em sua curta história”, disse Sir Tim Clark, presidente da companhia aérea.
“Por meio dessa iniciativa, nossos clientes e fãs podem levar para casa um pedaço da história da aviação enquanto economizam materiais valiosos de aterros e contribuem para uma causa de caridade por meio da Emirates Airline Foundation. É uma solução de aposentadoria elegante e adequada para esta aeronave icônica e nosso carro-chefe,” concluiu.
Antes de ser desmantelado, o A380 A6-EDA teve componentes úteis, como motores, trens de pouso e controle de vôo retirados para serem utilizados em outras aeronaves. A Falcon contará com o apoio da Wings Craft para produzir e comercializar itens para serem vendidos nos próximos meses.
Veja alguns fatos sobre o A380 A6-EDA:
Entregue das instalações da Airbus em Hamburgo em: 28 de julho de 2008
Primeiro voo comercial: Dubai-New York JFK em 01 de agosto de 2008
Último voo comercial: Singapura-Dubai em 08 de março de 2020
Número total de voos: 6.319
Aeroportos visitados: 62
Achei sensacional a ideia criada.