Emissões poluentes do setor aéreo na Europa teve queda de 57% em 2020

Queda nos níveis de emissões acompanhou a redução dos voos na Europa em função da pandemia
Emissões de CO2 do setor aéreo europeu caíram 57% em 2020, segundo a Eurocontrol
(Center for Biological Diversity)

A Eurocontrol, organização de gestão de tráfego aéreo da Europa, registrou uma queda de 57% nas emissões de CO2 gerados pela aviação em 2020, comparado ao ano anterior. No mesmo período, o número de voos no continente teve uma redução de 55% devido aos impactos da pandemia da COVID-19 na demanda do setor.

Segundo a análise da associação, a diminuição das emissões só não foi maior por conta do aumento dos voos de carga na Europa, realizados em grande parte por aeronaves mais antigas e menos eficientes.

Por exemplo, na Bélgica, os voos de partida caíram pela metade em 2020, semelhante à média europeia, mas a queda das emissões de CO2 foi de apenas 30%. Uma das principais razões para isso foi a alta proporção de voos de carga operando de aeroportos belgas, que aumentou de 11% para 25% no ano passado comparado com 2019, segundo a Eurocontrol.

“Os voos de carga operados na Bélgica em 2020 usaram aeronaves maiores e voaram mais longe do que a média belga, portanto, geraram um nível de emissões acima da média europeia”, explica a associação. “Um segundo motivo foi que, devido aos cancelamentos dos voos de curta distância, a média de voos longos programados foi maior do que em 2019, então emitiram mais CO2.”

A Holanda foi outro país que teve uma redução de emissões relativamente pequena no setor aéreo em 2020, de 41%. Isso ocorreu principalmente porque a companhia aérea local KLM manteve sua rede de voos de longa distância funcionando durante a crise, embora com frequências reduzidas. Em Luxemburgo, um grande hub de carga na Europa, as emissões caíram apenas 13%.

Menos aviões, menos poluição na Europa: mercado aéreo local teve queda de 55% (Eurocontrol)

Na outra ponta, os países europeus que registraram as maiores quedas nas emissões de CO2 na aviação foram Eslováquia (70%), Islândia (70%), Eslovênia (71%), República Tcheca (71%), Croácia (73%) e Montenegro (75%).

Os dados sobre de emissões de CO2 de cada país baseiam-se nos voos que partem dos seus aeroportos, afirma o Eurocontrol. A organização diz que monitora cerca de 85% do tráfego aéreo na Europa, incluindo operações comerciais de passageiros, voos de carga, aviação executiva e serviços não regulares. Os únicos países da região que não informam seus dados são Ucrânia, Rússia e Belarus.

Total
0
Shares
Previous Post

Projetos de novos caças avançam no mundo todo

Next Post
Protótipo do novo jato regional Embraer E190-E2 (Embraer)

Irã quer retomar negociações para comprar jatos da Embraer, diz embaixador

Related Posts
Total
0
Share