Empresa “faz tudo” do grupo Embraer em Portugal, a centenária Oficinas Gerais de Material Aeronautico, a OGMA, iniciou a construção de uma nova instalação em Alverca para montar motores turbofan da Pratt & Whitney. Os equipamentos, porém, não servirão para impulsionar os E-Jets, mas sim os modelos da família A320neo da Airbus.
Como noticiou o Flight Global, o novo centro de montagem na sede da OGMA será inaugurado no segundo trimestre de 2024. Serão duas linhas de produção do motor PW1100G da linha GTF.
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A OGMA informou que a produção inicial deve alcançar cerca de 25 motores por ano. Até 2030, a empresa portuguesa diz que o ritmo anual de montagem deve subir para em torno de 200 turbofans da série GTF.
“Em abril de 2024 estaremos prontos para apresentar o primeiro motor. Isso mudará a OGMA”, disse Paulo Monginho, CEO da empresa portuguesa. O executivo afirmou à publicação que o novo empreendimento, avaliado em € 74 milhões, tem o apoio da Embraer.
Monginho acrescentou que, em 2025, a OGMA deve iniciar a montagem do motor PW1900G, usado nos E190-E2 e E195-E2 da Embraer. O executivo também apontou o PW1500G, do Airbus A220, como outra opção de motor que poderia ser finalizado em Alverca.
A empresa portuguesa trabalha com Pratt & Whitney há alguns anos e serve como um dos mais importantes centros de MRO da Europa. A companhia também dá suporte a motores Rolls-Royce, usados em jatos Airbus A320 e Boeing 737.
“Depois da industrialização com o KC-390 há alguns anos, este é de longe o projeto mais importante que assumimos”, disse Monginho.
Fora a manutenção (MRO) de aviões civis e militares, e motores, outra especialidade da OGMA é produção de aeroestruturas. A empresa portuguesa produz partes críticas da fuselagem do KC-390 Millennium que depois são enviados para a linha de montagem final da Embraer em Gavião Peixoto (SP). A companhia ainda fornece componentes para outros jatos comerciais e executivos da Embraer, Airbus, Dassault e Pilatus.