O Icon A5 pode voar por 45 minutos a velocidade máxima de 176 km/h (Icon Aircraft)
A fabricante norte-americana Icon Aircraft quer descomplicar a aviação. A empresa baseada em Los Angeles anunciou nesta semana a conclusão do projeto do avião portátil “A5” e agora aguarda pela certificação da agência reguladora de aviação dos EUA, a Federal Aviation Administration (FAA), para iniciar as vendas do avião anfíbio, que pode pousar na água ou em pistas em terra.
O Icon A5 é um avião compacto que pode ser guardado na garagem de casa e transportado em reboques simples até o local decolagem, como um lago ou um pequeno aerodrómo. Para facilitar, as asas dobram, reduzindo a largura da aeronave, cujo tamanho se assemelha ao de um veículo utilitário, com sete metros de comprimento e 16,6 m de envergadura (com as asas abertas).
O A5 pode levar dois ocupantes, ambos com comandos de pilotagem, e seu interior é muito parecido com o de um automóvel, principalmente o painel com instrumentos divididos em relógios. Segundo o fabricante, o avião pode decolar tanto na água ou terra firme em cerca de 200 metros com peso máximo de 686 kg, sendo 249 kg de carga (ocupantes e bagagens).
Impulsionado por um motor a gasolina Rotax de 100 hp com uma hélice tripa, o aparelho pode permanecer voando por 45 minutos e atingir a velocidade máxima de 176 km/h. Se algo der errado durante o voo, como uma pane mecânica na aeronave ou perda de controle, o piloto pode acionar um paraquedas balístico que traz a o avião de volta ao solo em segurança.
A Icon também simplificou ao máximo os instrumentos do A5, que ficam limitados a apenas quatro mostradores – velocímetros, altímetro, horizonte artificial e um indicador de condições de estabilidade. Aos interessados em comprar o avião, que deve começar a ser vendido a partir 2016 por US$ 189 mil (cerca de RS 512 mil), a fabricante se prontifica a ensiná-los como pilotar.
Além da aeronave, a empresa também oferece cursos de pilotagem específicos para o A5, com certificação para operar aviões esportivos leves. De acordo com a Icon, em apenas 20 horas qualquer pessoa já aprende a pilotar o avião.
O plano da empresa, que vem desenvolvendo o avião desde 2008, é alcançar clientes de veículos recreativos, como quadriciclos e motos aquáticas.
Galeria de Fotos:
Veja mais: Jatos supersônicos, o futuro da aviação