De todos as aeronaves já utilizadas para o combate a incêndios nenhuma delas foi tão impressionante quanto o Boeing 747 “SuperTanker” desenvolvido pela Evergreen Internacional Aviation, empresa que encerrou suas atividades em 2013 por falta de fundos. Com o fim da companhia, todos os aviões da frota, que inclui principalmente modelos de carga, foram estocados ou vendidos.
Mas uma nova empresa aérea está disposta a recolocar o “Jumbo Bombeiro” de volta ao ar. Segundo informações do website FireAviation, uma nova companhia fundada por ex-diretores da Evergreen, chamada Global SuperTanker, comprou as patentes e sistemas do 747 de combate a incêndios da empresa falida. Apenas um modelo foi montado pela antiga Evergreen, que planejava ainda construir outras três unidades.
O plano da nova companhia é converter um Boeing 747-400 em aeronave de combate a incêndios. O modelo da Global SuperTanker deve manter os mesmos sistemas do avião da Evergreen, um 747-100, mas com a vantagem de ter motores mais potente e maior autonomia de voo. Desta forma, o novo Jumbo deve manter os tanques de 75 mil litros, que podem carregar água ou agentes químicos especiais que apagam o fogo.
O Jumbo da nova empresa ainda não foi montado, mas isso não deve demorar a acontecer. A Global SuperTanker já adquiriu a aeronave, que pertencia a frota cargueira da Japan Airlines. Na nova configuração, o 747 terá alcance de 6.400 km.
O 747 de combate a incêndios tem uma capacidade até 10 vezes superior a de modelos tradicionais nessa função, na maioria hidroaviões. Embora não tão versáteis quanto aeronaves anfíbias, que podem rapidamente recarregar seus tanques pousando em lagos ou rios, o Jumbo pode levar de uma só vez uma enorme quantidade de água ou agentes químicos extintores de chamas ao foco do incêndio. Essas aeronaves são requisitadas principalmente no combate a incêndios em florestas.
A aeronave da Global SuperTanker Services ficará baseada em Colorado Springs, região próxima ao parque nacional Pike, onde fica uma das maiores florestas dos EUA e também o principal foco de incêndios florestais dos EUA.
A380, preste atenção: quem é Rei, NUNCA perde a majestade! 747 é REI!