O destino do Boeing 747-8 Business Jet (BBJ) com registro N458BJ, parado há mais de 10 anos, finalmente foi selado: a aeronave executiva, que tem menos de 30 horas de voo em serviço, começou a ser desmontada nesta segunda-feira (19) no cemitério de aviões no aeroporto de Marana, no deserto do Arizona, nos Estados Unidos.
O 747 VVIP hoje em nome do Bank of Utah foi encomendado originalmente pelo governo da Arábia Saudita para transportar o príncipe herdeiro Abdul Aziz, que morreu em 2011. O avião ficou pronto e voou apenas em 2012, mesmo ano em que foi ele enviado para receber a cabine executiva na Suíça. O processo de customização, porém, nunca foi finalizado e a aeronave foi colocada à venda em diversas ocasiões.
Em um dos anúncios, o Jumbo executivo foi colocado à venda por US$ 95 milhões, quase um quinto do valor de um modelo novo de fábrica. Apesar dessa “pechincha”, o avião não encontrou compradores. Resta agora ao N458BJ o marco pioneiro de ser o primeiro Boeing 747 da série -8 sucateado.
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O modelo hoje em processo de desmontagem seria o 10° 747-8 BBJ, mas ele nunca foi totalmente concluído. Atualmente, as nove aeronaves do tipo estão em serviço com os governos do Egito, Kuwait, Catar, Turquia e Marrocos.
Versão mais recente do clássico Jumbo, o 747-8 chegou ao mercado em 2011. Desde então, a Boeing entregou um total de 155 exemplares da aeronave, sendo 36 modelos com cabine de passageiros, 107 de carga e 10 747-8 BBJ executivos. O último exemplar do 747 produzido pela fabricante americana está atualmente em fase de testes antes de ser entregue ao cliente.
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