Boeing apresenta o MAX 10, o maior 737 da história

Maior versão do 737 em mais de 50 anos da série tem capacidade para receber 230 passageiros
Apresentação do Boeing 737 MAX 10
(Boeing)

Em uma apresentação um tanto discreta, a Boeing revelou nesta sexta-feira (22) o primeiro 737 MAX 10 produzido na unidade de Renton, no estado de Washington, nos EUA. Com 43 metros de comprimento e capacidade para embarcar até 230 passageiros, o novo modelo é o maior 737 já construído pela fabricante nos mais de 50 anos da série.

“O foco de hoje não é apenas em um novo avião, mas nas pessoas que o projetam, constroem e fazem sua manutenção”, disse Mark Jenks, vice-presidente e gerente geral do programa 737. “A atenção incansável que esta equipe dedica à segurança e à qualidade demonstra o compromisso que temos com os clientes e com todas as pessoas que viajam em um avião da Boeing”.

Por conta do maior porte, o 737 MAX 10 tem alguns itens e detalhes exclusivos em relação aos demais modelos da nova geração. As principais diferenças são as portas de emergência extras no centro da aeronave, a asa modificada para redução do arrasto aerodinâmico a baixa velocidade e um conjunto de trem de pouso mais alto.

Como os outros modelos 737 MAX, o maior membro da nova família também é impulsionado pelos novos motores CFM Internacional LEAP-1B e possui winglets no formato “sharklet”. De acordo com a Boeing, essas tecnologias reduzem o consumo de combustível do 737 em até 20% comparado ao desempenho da geração anterior. Segundo a fabricante, o MAX 10 oferece o menor custo por assento de qualquer avião de corredor único já fabricado.

Sistema telescópico deve solucionar problema de altura do 737 MAX 10

A primeiro voo do 737 MAX 10 está programado para o próximo ano, mas a fabricante ainda não especificou uma data para a conclusão da certificação e início das entregas (o mesmo vale para o 737 MAX 7, o menor modelo da família MAX 7).

A estreia do novo jato ainda depende da liberação da série MAX de seu aterramento, que perdura desde março deste ano, embora a ordem de paralisação seja específica para os modelos MAX 9 e MAX 8, a versão envolvida em dois acidentes fatais.

O 737 MAX 10 finalmente coloca a Boeing na briga direta contra o Airbus A321neo, hoje um dos aviões de corredor único de maior sucesso do mercado e que vem acumulando milhares de pedidos.

A Boeing soma mais de 550 compromissos pelo 737 MAX 10 de 20 empresas do mundo todo. Um dos clientes da aeronave é a Gol, que encomendou 30 unidades e espera recebê-las a partir de 2022.

Veja mais: Airbus A321XLR continua atraindo companhias aéreas

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  1. E o mas engraçado é que eles colocaram o MAX nesse novo avião ,com certeza ira afastar novos compradores ,se levarem em consideração o outro 737 Max que foi e ainda é um fracasso , não sei como não pensam nisso .

  2. A boeing,com o maxi,perdeu e bem,agora tenta recuperar,com o maxi 100.
    Não será a primeira,a encolher o trem principa,o A340,já usa esse Sitema.
    O problema se vai manter,porque os motores,são iguais.
    Vão ter que arranjar um sistema que que não afecte,a atuação do piloto,na descolagem.

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