Principal associação de aviação geral do mundo, a GAMA (sigla em inglês para Associação dos Fabricante de Aviação Geral), divulgou nessa quinta-feira (21) os números de entregas de aeronaves e o desempenho do setor do mercado. A categoria que há algum tempo não registrava resultados expressivos alcançou uma alta geral de 4,8% nas entregas, totalizando 2.443 aviões e helicópteros.
Para o CEO da GAMA, Pete Bunce, o lançamento de novos jatos executivos e aeronaves leves nos últimos dois anos está começando a mostrar resultados no mercado. “Novas certificações, especialmente nos segmentos de jatos mais leves, bem como a demanda na América do Norte estão impulsionando o aumento nos embarques de jatos executivos”, disse Bunce. “Este é também o segundo ano consecutivo em que as entregas de aeronaves com motor a pistão e turbo-hélices estão em alta, impulsionados pela introdução de novos modelos no mercado.”
Pela primeira vez em cinco anos, todos os segmentos da indústria de aviação geral apresentaram alta. A ala mais o nobre desse nicho, dos jatos executivos, apresentou crescimento de 3,8% com 703 aeronaves entregues. A categoria dos turbo-hélices também teve alta expressiva, de 6,3% com 601 aviões despachados das fábricas.
Continuando o ritmo de crescimento, a categoria das aeronaves com motor a pistão teve alta de 4,7% em 2018, com 1.139 aeronaves entregues. O setor foi impulsionado pelo aumento das entregas de aeronaves multimotor, que subiu 19,4% – entre os monomotores a pistão a alta foi de 1,8%.
Apesar do crescimento em todas as categorias da aviação geral, o faturamento total das fabricantes aumentou apenas 1,5% em 2018 na comparação com o ano anterior, totalizando US$ 20,6 bilhões para as 2.443 aeronaves entregues.
Essa movimentação foi mais acentuada no segmento dos helicópteros. Embora tenha alcançado uma alta de 5,4% no ano passado, com 1.086 aeronaves entregues, o faturamento na categoria das asas rotativas diminuiu 0,7% com um total de US$ 3,6 bilhões.
Os aviões mais vendidos de 2018
Jatos – O jato executivo que somou mais entregas em 2018, segundo a contagem da GAMA, foi o modelo médio Bombardier Challenger 350, com 60 novas unidades em serviço. Na sequência vem o Cessna Citation Latitude, com 57 exemplares entregues, e o terceiro colocado foi o Embraer Phenom 300, com 53 entregas e pelo sétimo ano consecutivo o jato leve mais vendido do mundo.
Um avião bem diferente, porém, liderou a categoria dos jatos na aviação geral. O novo Cirrus SF50 Vision, um monojato para até seis ocupantes, somou 63 entregas em 2018. A pequena aeronave fabricada nos Estados Unidos não dispõe dos mesmos recursos de um jato executivo tradicional, mas inaugurou um novo segmento que já começa a despontar no mercado como uma opção de baixo para empresário ou mesmo entusiastas.
Passada a euforia do lançamento, o HondaJet teve um desempenho apenas razoável em 2018, com 37 entregas, número também alcançado pelo Cessna Citation CJ3+.
Turbo-hélice – A “coroa” do segmento do turbo-hélice ficou novamente com o Pilatus PC-12, com 80 entregas. Esse é o quarto ano consecutivo que o monomotor suíço lidera a categoria, sempre a frente do tradicional Cessna Grand Caravan, que no ano passado somou 79 entregas. O bimotor King Air 350, da Beechcraft, manteve a terceira posição em 2018 com 52 unidades entregues.
Pistão – Além do destaque entre os jatos com o Vision, a Cirrus Aircraft também dominou o segmento do aviões com motores a pistão. O modelo com mais entregas foi SR22T, com 188 unidades entregues, seguido de sua versão menos potente, o SR22, com mais 135 exemplares. O terceiro colocado na categoria foi o veterano Cessna 172 Skyhawk, com 129 entregas.
Helicópteros – Continuando uma série consecutiva que já dura oito anos, o Robinson R44 foi novamente o helicóptero com mais entregas no mundo em 2018, com um total de 191 novas aeronaves em operação. O segundo colocado foram os modelos da família Airbus H125, o Esquilo, com 136 unidades entregues, seguido do Bell 505, com 116 exemplares.
Fonte: General Aviation Manufacturers Association
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