A China Eastern Airlines recebeu nesta terça-feira, 2, seu 4º C919, jato comercial de fuselagem estreita inteiramente desenvolvido na China.
A cerimônia de entrega teria sido feita pela COMAC, seu fabricante, em Xangai no dia 28 de dezembro, apenas 19 dias após o terceiro jato ter sido oficialmente recebido.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A aeronave de matrícula B-919E decolou do Aeroporto Internacional Pudong às 9h44 e pousou no Aeroporto Internacional Hongqiao às 10h02, segundo comunicado divulgado pelo governo da China.
Uma das maiores transportadoras do país, a China Eastern Airlines é a cliente lançadora do C919, uma aeronave configurada com 164 assentos e que é um concorrente direto do Airbus A320 e do Boeing 737.
O primeiro C919 foi entregue em dezembro de 2022 e entrou em serviço em 28 de maio de 2023. A segunda aeronave, por sua vez, foi recebida em julho e iniciou voos comerciais em agosto.
A terceira aeronave (B-919D) só foi entregue pela COMAC em 9 de dezembro e entrou em operação comercial dias depois.
A China Eastern Airlines tem um pedido inicial de cinco aeronaves fechado em 2021 e deverá receber o 5º C919 em breve. O provável avião realizou seu voo inaugural em 31 de dezembro e teria o número de série 00011.
Ainda em 2024, a COMAC dará início às entregas da segunda e mais ampla encomenda, com 100 aeronaves. O cronograma prevê mais cinco C919 em 2024, 10 aviões por ano entre 2025 e 2027, 15 aviões por ano entre 2028 e 2030 e 20 jatos em 2031.