A Airbus terminou 2020 com 566 aeronaves comerciais entregues, queda de mais de 34% em relação a 2019, quando haviam sido entregues 861 aviões. A fabricante considerou o resultado promissor diante das restrições no tráfego aéreo causadas pela pandemia do coronavírus. Após entregar apenas 14 aviões em abril, logo no início da crise sanitária, a Airbus aos poucos retomou o ritmo até atingir 89 aeronaves entregues em dezembro passado.
“Trabalhar de mãos dadas com nossos clientes nos permitiu navegar um ano difícil. As equipes, clientes e fornecedores da Airbus realmente se uniram em face da adversidade para entregar esse resultado. Agradecemos também aos nossos parceiros e governos por seu forte apoio ao setor”, disse Guillaume Faury, CEO da Airbus. “Com base em nossas entregas de 2020, estamos cautelosamente otimistas enquanto olhamos para 2021, embora os desafios e incertezas permaneçam altos no curto prazo.”
O impacto da queda brutal no tráfego aéreo, no entanto, foi mais sentido na linha de jatos de longo alcance. De 173 widebodies entregues em 2019, a Airbus só concluiu a entrega de 82 aeronaves no ano passado. A maior redução ocorreu com o A330neo, que teve somente 13 jatos entregues, ante 41 em 2019. O A350, seu modelo mais eficiente, teve um prejuízo menor: foram 59 unidades, incluindo 14 A350-1000, variante de maior capacidade.
Em compensação, os os aviões de um corredor apresentaram uma queda menos acentuada. A família A220 teve 38 entregas, dez a menos que há dois anos. O A320neo, maior sucesso da Airbus, apresentou queda de 22%, com 120 aviões a menos que em 2019, ainda assim um alívio num ano em que seu concorrente, o Boeing 737 MAX, passou a maior parte proibido de voar.
Encomendas
A Airbus também revelou ter recebido 383 encomendas no ano passado, mas 115 cancelamentos, que resultaram em 268 encomendas líquidas. A lista de pedidos inclui 64 unidades do A220, 296 unidades da família A320, dois A330 e 21 A350. O backlog terminou 2020 com 7.184 pedidos, segundo a fabricante.
Veja como foram as entregas em 2020:
Modelo | 2020 | 2019 | Dif. | Var. |
---|---|---|---|---|
A220 | 38 | 48 | -10 | -20,8% |
A320ceo | 15 | 89 | -74 | -83,1% |
A320neo | 431 | 551 | -120 | -21,8% |
A330ceo | 6 | 12 | -6 | -50,0% |
A330neo | 13 | 41 | -28 | -68,3% |
A350 | 59 | 112 | -53 | -47,3% |
A380 | 4 | 8 | -4 | -50,0% |
Total | 566 | 861 | -295 | -34,3% |
Narrowbodies | 484 | 688 | -204 | -29,7% |
Widebodies | 82 | 173 | -91 | -52,6% |
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