Entregas de aviões comerciais da Airbus voltam a frustrar em maio

Apenas 51 jatos foram entregues, em nova queda. Acumulado de 2025 está 13 jatos abaixo do ano passado

Primeiro A321neo da Kuwait Airways
Primeiro A321neo da Kuwait Airways (Airbus)

As entregas de aeronaves comerciais da Airbus voltaram a cair em maio, com um total de 51 jatos enviados aos seus clientes.

São dois aviões a menos que em maio de 2024 e cinco abaixo de abril deste ano. Nos cinco primeiros meses do ano foram entregues 243 aeronaves, uma queda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Apenas a família A220 apresenta crescimento nas entregas, com 29 jatos até aqui, alta de 38%. Em números absolutos, a família A320neo teve 19 jatos a menos entregues.

Os widebodies também apresentam crescimento negativo, de 10% (A330) e 6% (A350).

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A Air Niugini terá agora oito A220-100 e três A220-300 (Airbus)

O modelo que mais puxa as figures para baixo é o A320neo. Outrora o jato comercial mais vendido da Airbus, a aeronave teve apenas 11 unidades entregues em maio, quase todos para empresas aéreas chinesas.

Em cinco meses foram 63 jatos, 32 a menos (-34%) que em 2024. O A321neo, por seu lado, tem avançado com 120 aeronaves até aqui, sete a mais que em 2024.

O mau resultado coloca mais pressão na fabricante europeia, que recentemente confirmou o guidance de 2025 prevendo entregas de 880 aeronaves comerciais.

Guillaume Faury, CEO da Airbus, afirmou que o primeiro semestre seria ruim, mas que haverá uma recuperação no segundo semestre do ano.

A350-1000 da British Airways em Guarulhos (Alexandro Dias/CC)

Pedidos de 17 aviões identificados

O relatório de maio não trouxe nenhum novo pedido de aviões, mas a Airbus identificou 17 pedidos que antes apareciam sem que os clientes fossem revelados.

Dois A220-100 foram adicionados à Air Niugini, da Papua Nova Guiné, enquanto a Bocom Leasing, da China, ampliou o pedido de A320neo de 41 para 42 aeronaves enquanto a também chinesa Chengdu Airlines elevou o total mesma aeronave para 12 unidades.

A British Airways teve seis novos pedidos de A350-1000 revelados que se somam aos 18 widebodies já entregues, assim como a Iberia, também do Grupo IAG, passou a ter 29 encomendas do A350-900 contra 23 anteriormente.

Por fim, a KLM teve mais um A320neo adicionado no mês passado, à medida que eles são entregues de uma encomenda global do grupo Air France-KLM.

 

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