Entregas de aviões comerciais da Airbus voltam a frustrar em maio
Apenas 51 jatos foram entregues, em nova queda. Acumulado de 2025 está 13 jatos abaixo do ano passado

As entregas de aeronaves comerciais da Airbus voltaram a cair em maio, com um total de 51 jatos enviados aos seus clientes.
São dois aviões a menos que em maio de 2024 e cinco abaixo de abril deste ano. Nos cinco primeiros meses do ano foram entregues 243 aeronaves, uma queda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Apenas a família A220 apresenta crescimento nas entregas, com 29 jatos até aqui, alta de 38%. Em números absolutos, a família A320neo teve 19 jatos a menos entregues.
Os widebodies também apresentam crescimento negativo, de 10% (A330) e 6% (A350).

O modelo que mais puxa as figures para baixo é o A320neo. Outrora o jato comercial mais vendido da Airbus, a aeronave teve apenas 11 unidades entregues em maio, quase todos para empresas aéreas chinesas.
Em cinco meses foram 63 jatos, 32 a menos (-34%) que em 2024. O A321neo, por seu lado, tem avançado com 120 aeronaves até aqui, sete a mais que em 2024.
O mau resultado coloca mais pressão na fabricante europeia, que recentemente confirmou o guidance de 2025 prevendo entregas de 880 aeronaves comerciais.
Guillaume Faury, CEO da Airbus, afirmou que o primeiro semestre seria ruim, mas que haverá uma recuperação no segundo semestre do ano.

Pedidos de 17 aviões identificados
O relatório de maio não trouxe nenhum novo pedido de aviões, mas a Airbus identificou 17 pedidos que antes apareciam sem que os clientes fossem revelados.
Dois A220-100 foram adicionados à Air Niugini, da Papua Nova Guiné, enquanto a Bocom Leasing, da China, ampliou o pedido de A320neo de 41 para 42 aeronaves enquanto a também chinesa Chengdu Airlines elevou o total mesma aeronave para 12 unidades.
A British Airways teve seis novos pedidos de A350-1000 revelados que se somam aos 18 widebodies já entregues, assim como a Iberia, também do Grupo IAG, passou a ter 29 encomendas do A350-900 contra 23 anteriormente.
Por fim, a KLM teve mais um A320neo adicionado no mês passado, à medida que eles são entregues de uma encomenda global do grupo Air France-KLM.