Após dois meses de alguma recuperação, a Airbus teve uma queda marcante nas entregas em agosto, com 47 jatos comerciais enviados aos clientes.
O total ficou cinco aviões abaixo de agosto de 2023 e 30 unidades abaixo de julho, quando haviam sido entregues 77 aeronaves.
No período entre janeiro e agosto, a Airbus entregou 447 aviões, apenas 14 a mais do que no ano passado, uma pequena alta de 3,2%.
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A fabricante tem agora que entregar 323 jatos nos próximos quatro meses para atingir a meta de 770 aeronaves em 2024.
O desempenho da companhia europeia tem sido abaixo da expectativa justamente na família de aviões que tem mais pedidos acumulados, o A320neo.
A versão A320neo, por exemplo, teve apenas 12 aeronaves entregues no mês passado, o pior resultado do ano. O A321neo, maior sucesso da Airbus, adicionou mais 24 jatos entregues e está apenas uma aeronave acima de 2023.
A família A220 é a que mais expandiu as entregas, com 8%, mas sua participação é pequena no total, com apenas 40 aviões entregues no ano.
Entre os widebodies há um ligeiro crescimento de 6%, representado por três aviões a mais do que no ano passado.
Já em relação aos pedidos, a Airbus adicionou 46 pedidos ao seu backlog, endo 30 A330neo da Cathay Pacific, 10 A220-300 da AirBaltic e seis jatos para clientes privados não revelados.
Esses futuros operadores encomendaram três A320neo e três A350-900.
O total líquido de encomendas em 2024 atingiu 413 aeronaves.