Os setores de aviação executiva e privada registraram crescimento pelo segundo ano consecutivo após a pandemia de Covid-19. Segundo dados da Associação de Fabricantes de Aviação Geral (GAMA, na sigla em inglês), em 2022 todos os segmentos de aeronaves tiveram aumentos nas entregas, com uma melhoria combinada de 6,5% comparado aos resultados de 2021. No mesmo período, o faturamento dos fabricantes da categoria foi de US$ 28,8 bilhões, uma elevação de 5,8%.
“A indústria de aviação geral continua mostrando força crescente, apesar dos desafios da força de trabalho e da cadeia de suprimentos em toda a nossa indústria. Nosso desenvolvimento de produtos em todo o espectro de veículos de asas fixas, aeronaves de asas rotativas e Mobilidade Aérea Avançada é estimulado pelo reconhecimento de que nossa indústria é a incubadora de tecnologia de segurança e sustentabilidade para a aviação civil global”, disse Pete Bunce, CEO da GAMA.
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Segundo dados compilados pela associação, 2.818 aeronaves de asa fixa foram entregues em 2022, contra 2.648 remessas em 2021 – aumento de 6,5%. O ramo de helicópteros, por sua vez, somou 876 aeronaves enviadas aos clientes, um crescimento de 7,5% comparado ao ano retrasado, quando o setor somou 812 entregas.
O segmento da aviação geral com maior alta em 2022, de 10,4%, foi o de turboélices, registrando 582 entregas contra 527 em 2021. Já o mercado de aviões com motor a pistão melhorou 8,2%, com 1.524 aeronaves entregues no ano passado, ante 1.409 no ano anterior. Entre os jatos, o aumento nas remessas foi de apenas 0,3%, subindo de 710 aparelhos em 2021 para 712 em 2022. Considerando apenas o setor de asa fixa, o faturamento foi de US$ 21,6 bilhões, uma alta de 7,6%.
Com um crescimento de 7,6% no ano passado, os helicópteros a turbina lideram o segmento de aeronaves de asas rotativas, com 682 entregas contra 631 em 2021. As remessas de helicópteros com motor a pistão subiram 7,2% em 2022, chegando a 194 entregas ante 181 no ano retrasado.