Após um ano de redução nas entregas de aviões e helicópteros em função da pandemia de Covid-19, o setor de aviação geral voltou a crescer em 2021. Segundo o relatório da General Aviation Manufactures Association (GAMA) divulgado nesta semana, a categoria registrou crescimento de 12,6% nas remessas de novas aeronaves e alta de 10,4% no faturamento.
Quando comparado ao desempenho da categoria analisado pela GAMA em 2020, todos os segmentos da aviação geral registraram aumentos nas entregas no ano passado. Ao todo, foram despachados aos clientes 2.630 aeronaves de asa fixa e 826 helicópteros, alcançando um faturamento de US$ 25,3 bilhões.
Quando comparados a 2020, as entregas de aviões com motor a pistão no ano passado aumentarem 5,5% (com 1.393 unidades); de turboélices cresceram 19,0% (527 unidades); e de jatos executivos subiram 10,2% (710 unidades). No setor de helicópteros, modelos com motor a pistão tiveram alta de 27,5% (181 unidades); e aparelhos com turbinas de 24,8% (645 unidades) – o balanço ainda não computou as entregas de helicópteros da Leonardo.
“O total de embarques de aeronaves está convergindo para números vistos antes do início da pandemia. O setor conseguiu enfrentar a tempestade gerenciando estrategicamente os desafios da força de trabalho e da cadeia de suprimentos, que infelizmente ainda estão em andamento. Apesar dessa adversidade, há um forte interesse e entusiasmo em nossa indústria à medida que continuamos a promover nossos avanços em inovação, tecnologia e sustentabilidade ambiental”, disse Pete Bunce, presidente e CEO da GAMA.
Phenom 300 é o jato leve mais vendido pelo décimo ano consecutivo
De acordo com o relatório anual da GAMA, o Embraer Phenom 300 se tornou o jato leve mais vendido do mundo pelo 10º ano consecutivo, com 56 unidades entregues em 2021. O avião executivo brasileiro também foi o modelo bimotor a jato com mais entregas no ano passado.
Desde que entrou no mercado em dezembro de 2009, o Phenom 300 acumulou mais de 640 entregas para clientes em 39 países.
“Alcançar uma década de domínio é uma conquista extraordinária para a Embraer e solidifica nossa posição de liderança no mercado.” disse Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Executive Jets. “Desde o início, fizemos melhorias contínuas na aeronave com base no feedback dos clientes e continuaremos inovando e melhorando nos próximos anos.”
Considerando todas as categorias de jatos executivos, o Phenom 300 aparece na segunda colocação entre os mais vendidos em 2021. O líder no ranking geral foi o monojato Cirrus SF50, da categoria dos Very Light Jets, que somou 86 unidades entregues no ano passado.
Posição | Fabricante | Modelo | 2021 | 2020 | Var. |
---|---|---|---|---|---|
1º | Gulfstream | Gulfstream 450/650 | 103 | 105 | -1,9% |
2º | Cirrus | SF50 | 86 | 73 | 17,8% |
3º | Embraer | Phenom 300E | 47 | ||
4º | Pilatus | PC-24 | 45 | 41 | 9,8% |
5º | Bombardier | Challenger 350/650 | 44 | 44 | 0,0% |
6º | Bombardier | Global 7500 | 39 | 16 | 143,8% |
7º | Honda | HondaJet | 37 | 31 | 19,4% |
8º | Cessna | Citation Latitude | 34 | 26 | 30,8% |
9º | Cessna | Citation M2 | 34 | 24 | 41,7% |
10º | Dassault | Falcon | 30 | 34 | -11,8% |
11º | Bombardier | Global 5000/6000 | 27 | 43 | -37,2% |
12º | Cessna | Citation CJ4 | 27 | 23 | 17,4% |
13º | Cessna | Citaiton CJ3 | 26 | 21 | 23,8% |
14º | Cessna | Citation Longitude | 24 | 18 | 33,3% |
15º | Cessna | Citation XLS | 19 | 13 | 46,2% |
16º | Embraer | Praetor 600 | 17 | 18 | -5,6% |
17º | Gulfstream | Gulfstream 280 | 16 | 22 | -27,3% |
18º | Embraer | Praetor 500 | 14 | 10 | 40,0% |
19º | Bombardier | Learjet 70/75 | 10 | 11 | -9,1% |
20º | Embraer | Phenom 300 | 9 | 50 | -82,0% |
21º | Embraer | Phenom 100 | 6 | 6 | 0,0% |
22º | Cessna | Citation Sovereign | 3 | 6 | -50,0% |
23º | Airbus | ACJ319neo | 2 | 1 | 100,0% |
24º | Airbus | ACJ320neo | 2 | 2 | 0,0% |
25º | Airbus | ACJ321neo | 2 | ||
26º | Airbus | ACJ330-200 | 2 | ||
27º | Airbus | ACJ350-900 | 2 | 2 | 0,0% |
28º | Boeing | BBJ Max 8 | 2 | 1 | 100,0% |
29º | Airbus | ACJ330-300 | 1 | ||
30º | Embraer | Legacy 600/650 | 1 | -100,0% | |
31º | Embraer | Legacy 500 | 1 | -100,0% | |
32º | Cessna | Citation X | 1 | -100,0% | |
Total | 710 | 644 |