O presidente do Equador, Guillermo Lasso, anunciou em suas contas nas redes sociais que o governo do país fechou um novo pedido de dois turboélices C295 com a Airbus.
As aeronaves serão operadas pela Marinha e Exército equatorianos em missões de transporte, vigilância, evacuação aeromédica e ajuda humanitária, entre outros.
Lasso, que encerrará seu mandato em dezembro, não revelou quando as aeronaves serão entregues. A Airbus ainda não havia se manifestado sobre o pedido de C295 até a publicação deste artigo.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O C295 tem sido uma aeronave bastante popular na América Latina, sendo usado por países como o Brasil, Colômbia, Chile, México e o próprio Equador, cuja força aérea possui três turboélices desde 2014.
Desenvolvido a partir do turboélice de passageiros CN-235, o C295 tem feito bastante sucesso como transporte tático leve, com capacidade para 7 a 9,3 toneladas de carga útil.
A aeronave da Airbus também pode ser configurada para missões busca e salvamento (SAR), reconhecimento e patrulha marítima.
A Força Aérea Brasileira opera 12 C295 de transporte designados C-105 Amazonas e recentemente recebeu três aeronaves para SAR, os SC-105 Persuader.