Um jato regional Embraer ERJ-145 operado pela companhia United Nigeria Airlines sofreu ontem (31/5) um incidente de excursão de pista depois de pousar no Aeroporto Murtala Muhammed, em Lagos, capital na Nigéria.
A aeronave proveniente de Abakaliki transportava 50 passageiros e tripulantes. Todos os ocupantes desembarcaram em segurança do avião, que parou numa área gramada com o trem de pouso dianteiro colapsado entre a pista de pouso e decolagem e a taxiway no aeroporto em Lagos.
Em comunicado, a United Nigeria Airlines reconheceu o incidente de pouso, dizendo: “a aeronave pousou com segurança, mas foi forçada a interromper seu movimento para o pátio da pista”.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Após o ocorrido, a Autoridade Aeroportuária Federal na Nigéria (FAAN, na sigla em inglês) ordenou o fechamento do aeroporto em Lagos até a aeronave ser removida da área de risco. A pista foi liberada para pousos e decolagens após cerca de duas horas. A causa do incidente está sendo investigada.
We are grateful to report that all passengers and crew on board the United Nigeria Airlines aircraft involved in an incident are safe.
We apologize for any inconvenience caused and want to assure the public that their safety remains our top priority. pic.twitter.com/I0eQxlXFWK
— United Nigeria (@flyunitedng) May 31, 2023
O ERJ-145 que saiu da pista em Lagos é o modelo com matrícula 5N-BWW. Essa aeronave foi entregue pela Embraer em 2002 à extinta empresa regional ExpressJet, dos Estados Unidos.
Este é o segundo incidente grave no qual o 5N-BWW se envolve a serviço da United Nigeria Airlines. Em novembro de 2021, o aparelho sofreu uma falha de motor depois de decolar do aeroporto de Abuja e retornou ao mesmo local após 10 minutos de ter declarado a situação de emergência.
A investigação desse primeiro incidente apontou que o gravador de dados do voo da aeronave não registrou o evento. Não só isso, o equipamento estava sem funcionar há nove meses.