Dois toques involuntários na tela de um tablet do jato E195-E2 da Embraer quase se provocaram um acidente em setembro de 2021 no Aeroporto Brandenburgo, de Berlin, na Alemanha.
A aeronave PH-NXD da companhia aérea KLM Cityhopper se preparava para decolar com destino à Amsterdam quando os pilotos inseriram a interseção errada da pista 25R em um tablet conhecido como Electronic Flight Bag (EFB) que utiliza o sistema ePerf para cálculos do voo.
A tela sensível ao toque tem uma interface em que a lista de cruzamentos são apresentados muito próximos uns dos outros e os dois pilotos acabaram clicando na interseção “L5” em vez de “K5”, que fica na extremidade da pista.
A “L5”, por sua vez, fica na parte central da pista de Berlim e foi de lá que o E195-E2 partiu.
A inserção da entrada errada, no entanto, também se refletiu no desempenho da aeronave para a decolagem, que se caracterizou por uma aceleração mais lenta, com flapes reduzidos e VR (velocidade de rotação) de 140 nós em vez de 121 nós, como seria o correto.
Mesmo com menos pista disponível e uma aceleração não tão forte, o jato da Embraer conseguir decolar pouco antes do final da pista, com 1.320 metros a menos do que os 3.600 metros disponíveis.
Nem os tripulantes nem os 92 passageiros sofreram qualquer ferimentos e o jato ficou intacto, mas o caso chamou a atenção pelo risco de ser repetido.
Os detalhes do epísódio foram revelados pelo Comitê de Segurança da Holanda, em relatório publicado recentemente.
Dedo gordo
Segundo a comitê, “a aeronave provavelmente não teria sido capaz de abortar com segurança a decolagem em velocidades próximas a V1. As margens de segurança foram reduzidas durante a decolagem”.
Para a autoridade holandesa, o software carece de feedback visual sobre a localização do dedo e ao problema do “dedo gordo”, quando um item próximo é pressionado por engano.
“A confiança da tripulação nos valores calculados pelo aplicativo de cálculo de desempenho também pode ter contribuído para a ocorrência”, acrescentou o relatório.
A Embraer afirmou ao Flight Global que irá atualizar o recurso em 2024 para disponibilizar uma representação gráfica e introduzir um processo de duas etapas para separar a seleção de pistas e cruzamentos.
Então não é erro induzido por tablet… os pilotos selecionaram errado, achando que fizeram certo…