Eslováquia encaminha pedido de três jatos Embraer C-390 Millennium

Em visita ao Brasil, ministro da Defesa do país europeu reconheceu que aeronave da Embraer é a opção que mais se encaixa nos requerimentos da força aérea
C-390 com as cores da Eslováquia
C-390 com as cores da Eslováquia

A Eslováquia deu um passo para tornar-se mais um cliente do C-390 Millennium ao assinar uma Carta de Intenção com o governo do Brasil visando aprofundar a cooperação entre os dois países.

O documento foi assinado no Brasil durante a visita do Ministro da Defesa eslovaco, Robert Kaliňák, e prevê a aquisição de três aeronaves da Embraer.

Segundo a Embraer, ele reconheceu que o “C-390 Millennium é a opção que melhor atende aos requisitos da futura aeronave de transporte militar da Eslováquia.”

Não houve citação de Kaliňák, no entanto, e o site do Ministério da Defesa da Eslováquia não havia divulgado nota a respeito da visita quando este artigo foi publicado.

O ministro da Defesa eslovado junto a Comandante da FAB e o CEO da Embraer Defesa & Segurança
O ministro da Defesa eslovaco junto a Comandante da FAB e o CEO da Embraer Defesa & Segurança

A preferência pela aeronave da Embraer envolveria os numerosos contratos com outros membros da OTAN, o que facilitaria o intercâmbio entre os operadores europeus.

As negociações para a aquisição dos três aeronaves terão início em janeiro.

“O C-390 é atualmente a melhor aeronave em sua categoria devido ao seu baixo custo operacional, versatilidade e confiabilidade, sendo capaz de realizar as mais diversas missões a qualquer hora e em qualquer lugar. Estamos certos de que o C-390 é a aeronave mais adequada para atender às necessidades da Força Aérea Eslovaca”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Um dos dois C-27J da Eslováquia
Um dos dois C-27J da Eslováquia (ŽupaBA VUCBA)

Atualmente, há pedidos de Portugal, Holanda, Áustria, República Tcheca e Hungria entre nações europeias. A Suécia também selecionou o C-390, mas ainda não assinou um acordo formal. Destes, apenas a Áustria não faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

A Força Aérea da Eslováquia possui uma capacidade limitada de transporte atualmente, com cinco turboélices L-410 e apenas dois Leonardo C-27J, ambos com capacidade inferior ao C-390.

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