Detentora do recorde mundial com a maior quantidade de aeronaves em voo invertido, a Esquadrilha da Fumaça recebeu neste mês, na sede em Pirassununga (SP), representantes do Guinness World Records, que entregaram o certificado ao esquadrão dez anos após a realização da façanha.
“É impressionante e espetacular o que a equipe fez em 2006 de voar, simultaneamente, com doze aviões em voo invertido. Estou muito feliz por poder vir ao Brasil para conhecê-los de perto e parabenizá-los pelo recorde”, disse Carlos Martínez, diretor do Guinness na América Latina.
Dois pilotos da equipe de 2006, que participaram do recorde mundial, estiveram presentes na entrega do certificado. O Coronel Aviador Afonso Henrique Junqueira comentou sobre o desafio. “Todos estávamos muito tranquilos na época, porque treinamos muito. Mais do que a marca de ter batido o recorde, ter vivido aquele momento foi um privilégio para mim e para todos que presenciaram”, relatou.
Outro aviador da equipe da época, o Coronel Ricardo Beltran Crespo, também falou sobre o momento. “As condições meteorológicas da época podiam interferir no momento, porém estávamos muito preparados. Passamos em frente ao público de aproximadamente 60 mil pessoas e foi marcante para todos nós”, contou.
Na época do recorde, a Fumaça ainda voava com o Embraer T-27 Tucano (EMB-312). O modelo atual, o A-29 Super Tucano, começou a operar com o esquadrão a partir de 2012.
O certificado go Guinness Book agora fica exposto no Salão Histórico do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira e pode ser conferido pelos visitantes. Saiba mais pelo site da Esquadrilha da Fumaça.
Veja mais: Primeiro KC-390 serão entregues em 2018