Estados Unidos e Japão aterram todos os V-22 Osprey após acidente fatal

Medida foi tomada após aeronave de rotores basculantes pertencente à Força Aérea dos EUA cair na costa do Japão após uma falha potencial do material, segundo uma investigação preliminar
Aeronave CV-22 Osprey da Força Aérea dos EUA (USAF)

As forças armadas dos Estados Unidos determinaram o aterramento da frota de aeronaves V-22 Osprey, fabricadas pela Bell e a Boeing.

A suspensão dos voos ocorre após mais um grave acidente com o modelo, um veículo misto de avião com helicóptero, graças aos rotores basculantes.

Em 29 de novembro, um CV-22B da Força Aérea dos EUA (USAF) caiu na costa de Yakushima, no Japão, durante uma missão de treinamento e que vitimou os oito ocupantes.

As Forças de Autodefesa do Japão, que operam 14 Osprey e são seus únicos clientes fora dos EUA, já havia determinado o aterramento das suas aeronaves dias atrás.

O Japão é o único cliente no exterior do Osprey (USAF)

Segundo o comandante do Força Aérea na região, “informações de investigação preliminar indicam que uma possível falha de material causou o acidente, mas a causa subjacente da falha é desconhecida neste momento”.

A medida foi seguida pela Marinha dos EUA e pelos Fuzileiros Navais, que são os maiores operadores da aeronave, com 288 MV-22 Ospreys.

A USAF possui 52 CV-22 enquanto a Marinha tem uma mistura de 27 MV-22 e CV-22, além de outras aeronaves encomendadas.

Os Fuzileiros Navais dos EUA são o maior cliente da aeronave (USN)

Histórico de acidentes

Lançado nos anos 80, o V-22 Osprey foi um projetado desenvolvido por muitos anos, desde que a Bell realizou voos com aeronaves conceito como o XV-15.

O propósito era conseguir um compromisso que unisse numa mesma aeronave as características de pouso e decolagem de um helicóptero com a capacidade de carga e velocidade de um avião turboélice.

A solução foi tornar as hélices móveis, produzindo sustentação na vertical e empuxo na horizontal, conceito chamado de “tiltrotor” em inglês. Para isso, o Osprey foi concebido com asas de pequena envergadura e motores basculantes instalados nas pontas.

O voo inaugural do protótipo, que contou com a participação da Boeing no projeto, ocorreu em 19 de março de 1989, mas o V-22 somente entrou em serviço 18 anos depois, em 2007.

O V-22 Osprey foi desenvolvido a partir do Bell XV-15 (NASA)
O V-22 Osprey foi desenvolvido a partir do Bell XV-15 (NASA)

Desde então, cerca de 400 aeronaves foram produzidas, mas 16 delas perdidas em acidentes, além de diversos incidentes durante os 16 anos em serviço.

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Um dos problemas crônicos do Osprey envolve o sistema de embreagem, que atrasou o programa por vários anos. É a segunda vez que os Estados Unidos aterram todos os seus V-22.

A entrada em serviço do V-280 ainda depende da aprovação dos EUA (Bell Helicopter)
O Bell V-280 será o primeiro tiltrotor do Exército dos EUA (Bell Helicopter)

Mais aeronaves tiltrotor a caminho

Atualmente, o Osprey é o único tiltrotor em serviço no mundo. A Leonardo, no entanto, está perto de certificar um modelo civil, o AW609, que teve o projeto iniciado pela Bell e a Boeing nos anos 90.

O Exército dos EUA, que desistiu de encomenda V-22 logo no início do programa, selecionou o V-280 Valor, da Bell, como substituto do Sikorsky UH-60 Black Hawk.

O V-280 representa a segunda geração das aeronaves tiltrotor e tem com uma das principais diferenças uma configuração em que apenas os rotores e eixos de transmissão giram, mantendo os motores fixos na horizontal.

 

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