Estados Unidos vão retomar voos com o V-22 Osprey

Aeronave peculiar com rotores giratórios está aterrada há cerca de três meses após acidente fatal no Japão
O V-22 Osprey dos Fuzileiros Navais dos EUA
O V-22 Osprey dos Fuzileiros Navais dos EUA (USMC)

As forças armadas dos Estados Unidos anunciaram a retomada os voos com o Bell-Boeing V-22 Osprey mesmo sem ter confirmado as causas do acidente que vitimou oito militares no Japão em 29 de novembro.

Há três meses, a Força Aérea, Marinha e os Fuzileiros Navais anunciaram o aterramento da aeronave enquanto eram investigadas as causas do acidente com um modelo CV-22.

Desde então, os mais de 400 Ospreys estão sem voar, mas um relatório final sobre o acidente ainda não foi concluído.

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As autoridades do Pentágono, entretanto, autorizaram que as aeronaves voltem ao serviço seguindo um plano gradual de retomada.

Os Fuzileiros Navais dos EUA são os maiores operadores do Osprey
Os Fuzileiros Navais dos EUA são os maiores operadores do Osprey (USMC)

Segundo um gerente do programa V-22 na Marinha, a falha do componente foi identificada, mas ainda não haveria um procedimento para corrigi-la.

Enquanto isso não ocorre, a solução será realizar revisões preventivas para ampliar o perímetro extra de segurança da aeronave.

Dezenas de acidentes

Desenvolvido na década de 80, o V-22 é a única aeronave “tiltrotor” em serviço no mundo.

Para oferecer um desempenho semelhante a um helicóptero e um avião turboélice, o Osprey utiliza dois motores acoplados a rotores pivotantes nas pontas das asas. Ao girá-los, a aeronave pode tanto pairar quando voar a uma velocidade elevada.

O V-22 já teve dezenas de acidentes (USMC)

O maior operador do Osprey são os Fuzileiros Navais, com cerca de 350 unidades. A Marinha tem um mix de 27 MV-22 e CV-22 enquanto a Força Aérea opera 52 CV-22.

A despeito de suas únicas características, o Osprey registrou 57 acidentes desde 1991 com a morte de 62 pessoas.

Após mais de três década de seu surgimento, o V-22 deixará de ser o único tiltrotor operacional do mundo.

A Leonardo está nos preparativos para colocar em serviço o AW609, primeiro modelo civil da categoria enquanto o Exército dos EUA selecionou o Bell V-280 Valor para substituir os helicópteros UH-60 Blackhawk dentro dos próximos anos.

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