Estatal Mexicana de Aviación encomenda 20 jatos Embraer E2

Companhia aérea relançada pelo governo do México fechou pedido de 10 E190-E2 e 10 E195-E2, com entregas iniciando no segundo trimestre de 2025
Os primeiros E2 serão entregues à Mexicana no segundo trimestre de 2025
Os primeiros E2 serão entregues à Mexicana no segundo trimestre de 2025 (Embraer)

A companhia aérea estatal Mexicana de Aviación fechou um pedido de 20 jatos E2 com a Embraer, anunciou a fabricante brasileira. O acordo prevê a entrega de 10 E190-E2 e 10 E195-E2 já a partir do segundo trimestre de 2025.

As aeronaves serão configuradas com 108 assentos (E190-E2) e 132 assentos (E195-E2), um layout espaçoso comparado à capacidade nominal dos dois modelos.

“Damos as boas-vindas à Mexicana, que será a primeira operadora da família E2 no México. A companhia aérea se destaca pelo sucesso e rápido crescimento que alcançou desde o reinício de suas operações, em dezembro de 2023. A Mexicana já está voando para 18 destinos, transportando mais de 115 mil passageiros e acumulando mais de 3.280 horas de voo nesse curto período”, disse Priscilla Doro Solymossy, Vice-Presidente de Vendas & Marketing da Embraer Aviação Comercial para América Latina e Caribe.

Encomenda já antecipada pela imprensa local

A encomenda de jatos brasileiros já era cogitada pela imprensa mexicana há tempos. O atual presidente Andrés Manuel López Obrador, que acaba de eleger sua sucessora, Claudia Sheinbaum, havia revelado em março que assinaria um acordo para 20 aeronaves até outubro, quando encerra seu mandato.

Um dos Boeing 737 emprestados pela força aérea à Mexicana
Um dos Boeing 737 emprestados pela força aérea à Mexicana (MA)

Semanas antes, o jornalista Darío Celis Estrada, do El Heraldo de Mexico, revelou em primeira mão que o governo mexicano havia acertado um acordo com a Embraer para receber 10 jatos a partir de maio de 2025.

A Mexicana foi resgatada pelo governo de esquerda de López Obrador em agosto de 2023, 13 anos após falir. O plano é oferecer voos com preços mais baixos que o praticado pelas companhias aéreas privadas do país como a Aeroméxico, Viva Aerobus e Volaris.

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A nova Mexicana, no entanto, esbarrou em dificuldades para montar sua frota de aeronaves.

Para cumprir a promessa de estreia em serviço em dezembro passado, seus executivos fecharam um acordo de wet-leasing para jatos ERJ 145 além de receber três Boeing 737 da Força Aérea Mexicana.

Atualmente, a transportadora estatal com cinco jatos apenas.

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