A startup francesa Beyond Aero, baseada em Toulouse, está desenvolvendo um novo tipo de avião a jato que promete revolucionar o mercado de aviação executiva ao ser abastecido com hidrogênio.
A Beyond Aero apresentou seu conceito de avião movido por hidrogênio verde há dois anos, mas já evoluiu muito no projeto, que consiste em um jato executivo de linhas atraentes que usa o conceito de células de combustível.
Em realidade, a aeronave da Beyond Aero, denominada One, é um jato equipado com dois turbofans elétricos, que utiliza a energia produzida pelas tais células, que combinam o oxigênio com o hidrogênio em uma reação eletroquímica.

Com alcance de 800 milhas náuticas ou 1.500 km, o jato da Beyond Aero poderia voar sem escalas, na Europa, de Nice para Londres, no Reino Unido, por exemplo, levando seis passageiros.
Segundo a Beyond Aero, o novo jato leve terá custos operacionais reduzidos em até 55%, com o One, estabelecendo novos padrões de eficiência de custos na aviação executiva.

Novos padrões de eficiência em custos e emissões
Dessa forma, se considera um hidrogênio “65% mais barato que o SAFs PtL até 2025 e 17% mais barato que o Jet A-1 até 2030”, segundo a própria empresa.
Já a aeronave da Beyond Aero terá “90% menos peças móveis, reduzindo os custos de manutenção”, garantindo assim revisões simplificadas, minimizando o tempo de inatividade.
A Beyond Aero projeta um mercado de aviação executiva com os principais aeroportos já oferecendo suporte ao reabastecimento de hidrogênio gasoso.

O foco da empresa para o One são os segmentos de frotas corporativas, propriedade compartilhada e serviços de charter, com janelas elípticas quase 30% maiores que o mercado, isolamento de ruído e Wi-Fi de alta velocidade da Starlink, entre outros.
O Beyond Aero One elimina todas as emissões diretas de CO₂ em voo usando tecnologia de célula de combustível de hidrogênio.

Projetado para usar 100% de hidrogênio verde, ele garante que os operadores liderem a transição para um mercado de aviação executiva mais limpo.
O One foi construído seguindo os padrões CS-23 Nível 3 e FAR23, excedendo assim as regras de segurança com trem de força redundante, armazenamento de hidrogênio otimizado de 700 bar de pressão e proteção estrutural aprimorada.