O primeiro A321XLR da Iberia completou seu voo inaugural em 1º de outubro, fato celebrado pela companhia aérea espanhola, que divulgou imagens da aeronave da Airbus decolando de Hamburgo, na Alemanha.
Ainda ostentando a matrícula provisória D-AVYR (será designado como EC-OIL), o jato de fuselagem estreita de ultra longo alcance permaneceu em voo por 4 horas, atingindo uma altitude de 31.000 pés.
“Airbus A321XLR pronto para decolar! Mais eficiente, 30% menos consumo e autonomia de 8.700 km. A Iberia também será a primeira companhia aérea do mundo a incorporá-lo à sua frota”, disse a empresa aérea em post na rede social X (antigo Twitter).
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A Iberia programou os primeiros voos do A321XLR para 26 de outubro, tendo como destinos Londres e Paris. Serão rotas provisórias, usadas para que tripulantes e pessoal de terra ganhem experiência com a nova aeronave.
A estreia em rotas de longo alcance está marcada para 14 de novembro, no voo Madri-Boston, nos EUA.
No entanto, o cronograma poderá ser revisado já que a empresa aérea relatou recentemente que espera receber o A321XLR EC-OIL apenas na segunda quinzena de outubro.
Tomando como base o intervalo entre o primeiro voo e a entrega do primeiro A321neo para a KLM em agosto, passaram-se exatos 25 dias.
Se o roteiro se repetir com o A321XLR, a Iberia só deverá contar com o jato de 182 lugares na última semana de outubro.
Substituto de widebodies
O A321XLR é esperado com ansiedade pelas companhias aéreas. O jato de fuselagem estreita será capaz de voar por até 8.700 km, distância suficiente para assumir o lugar de widebodies.
Com capacidade para até 240 passageiros, a aeronave será muito mais econômica em rotas transatlânticas, por exemplo.
A Iberia deverá receber oito A321XLR, parte de uma encomenda de 14 jatos feita pelo Grupo IAG. Os demais aviões serão entregues à Aer Lingus.