O A321XLR, jato de corredor único de ultra longo alcance, teve sua estreia mundial adiada para 1º de novembro. A Iberia, sua cliente de lançamento, pretendia colocá-lo na rota Madri-Paris em 28 de outubro, mas diante de atrasos na entrega pela Airbus, reprogramou sua malha aérea.
Como ocorre durante a entrada em serviço de novas aeronaves, a transportadora espanhola colocou o A321XLR em voos locais antes de estreá-lo em voo transatlântico entre Madri e Boston, nos Estados Unidos, em 14 de novembro.
Originalmente, o plano incluía voos diários para Londres (Heathrow) e Paris (Charles de Gaulle), mas o atraso na entrega do primeiro avião fez a Iberia sacar a rota para o Reino Unido.
Com isso, o A321XLR fará voos apenas para a capital francesa entre 1º e 13 de novembro para familiarização de tripulantes e equipes de terra.
O primeiro A321XLR da Iberia completou o voo inaugural em 1º de outubro apenas e deve ser entregue nos próximos dias.
Capaz de voar por até 8.700 km, o A321XLR tem sido aguardado com expectativa já que significa uma alternativa de baixo custo para voos de longa duração se comparado aos widebodies.
A Iberia terá uma frota de oito aeronaves e pretende utilizá-las inicialmente para rotas para a América. Além de Boston, o A321XLR voará para a Washington (Dulles) a partir de 15 de janeiro.
As aeronaves adquiridas pelo Grupo IAG, dono da Iberia, são equipadas com motores Leap-1C, cuja variante foi certificada em julho pela EASA. O A321XLR com turbofans Pratt & Whitney GTF tem previsão de ser aprovado no início de 2025.