A estreia do jato A321XLR em serviço poderá ser adiada em algumas semanas. A Iberia, cliente de lançamento da aeronave da Airbus, afirmou à Reuters que o primeiro desses aviões só deverá ser entregue na 2ª quinzena de outubro.
Até então esperava-se que a o jato de fuselagem de estreita de ultra longo alcance fosse entregue no final deste mês.
A Iberia programou voos de familiarização de suas equipes a partir de 26 de outubro, tendo como destinos Londres (Heathrow) e Paris (Charles de Gaulle).
O primeiro de voo transatlântico da aeronave de 182 assentos está agendado para 14 de novembro, entre Paris e Boston, nos EUA.
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Em julho, a Airbus garantiu a certificação de tipo emitida pela EASA para a variante com motores CFM Leap-1 enquanto o A321XLR equipado com turbofans Pratt & Whitney GTF só deverá ser aprovado no começo do ano que vem.
Originalmente, a Aer Lingus, subsidiária do Grupo IAG assim como a Iberia, seria a primeira operadora da aeronave, mas discussões com o sindicato de pilotos acabaram fazendo a direção da holding mudar os planos.
No entanto, um A321XLR nas cores da companhia aérea irlandesa foi visto nas instalações de Hamburgo taxiando. A Aer Lingus deverá receber dois desses jatos até o final do ano.
A aeronave é considerada um divisor de águas nos voos de longa distância por ter uma autonomia de 8.700 km, suficiente para assumir rotas que hoje só são possíveis com widebodies.
A Airbus tem ao menos 500 pedidos da variante, que foi lançada em junho de 2019.