A maior aeronave cargueira dedicada da Airbus, o A350F, teve sua entrada em serviço postergada. Anteriormente prevista para 2025, a estreia da aeronave com capacidade para até 109 toneladas de carga ocorrerá no início de 2026, revelou a fabricante nesta quarta-feira (3).
“À medida que os primeiros marcos são atingidos, o planejamento industrial desta variante está sendo ligeiramente ajustado com a entrada em serviço agora transferida para 2026”, explicou o comunicado da Airbus.
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Até o momento, o A350F acumula 39 pedidos firmes dos seguintes clientes: Air France, ALF, CMA CGM, Etihad, Martinair, Silky Way, Singapore e quatro aeronaves de compradores não revelados.
O programa avançou recentemente com a produção dos primeiros componentes pela Airbus Atlantic em Nantes.
A aeronave aproveitará a retirada compulsória de jatos como o Boeing 777F e 767-300F por questão ambientais a partir de 2027. A rival dos EUA desenvolve a variante 777-8F para concorrer com o A350F, mas sua estreia comercial ocorrerá mais para frente.
A321XLR a um ano da entrada em serviço
Se postergou a estreia do A350F, a Airbus voltou a afirmar que o aguardado A321XLR dará início aos voos comerciais no segundo trimestre de 2024, portanto, em cerca de um ano.
A variante de ultra longo alcance do jato de um corredor promete remodelar as viagens aéreas graças à autonomia de 8.700 km.
No primeiro trimestre, a Airbus entregou 127 aeronaves comerciais (dez A220, 106 A320neo, seis A330 e cinco A350), 15 a menos do que no mesmo período de 2021.
Guillaume Faury, CEO da companhia, admitiu problemas com a cadeia de suprimentos além das dificuldades com as aeronaves equipadas com o turbofan GTF, da Pratt & Whitney.
Apesar disso, a Airbus manteve a previsão de entregar 720 aeronaves em 2023.