Tradicional cliente da Boeing, a Ethiopian Airlines deverá ser também operadora do 777-9, seu novo e maior widebody de dois motores.
A transportadora africana chegou um acordo com a Boeing para receber oito jatos além de 12 opções de compra.
“Melhorando nosso desempenho operacional e compromisso com a sustentabilidade ambiental, o 777-9 oferece mais flexibilidade, consumo de combustível e emissões de carbono reduzidos”, disse o CEO do Grupo Ethiopian Airlines, Mesfin Tasew.
“A Ethiopian Airlines marca mais uma novidade em nossa parceria de longa data ao selecionar o 777-9 para ser o carro-chefe de sua frota crescente”, disse Brad McMullen, vice-presidente sênior de Vendas Comerciais e Marketing da Boeing.
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O negócio, no entanto, ainda não teria sido assinado, o que significa que não deverá aparecer na carteira de pedidos da Boeing.
777-9 operando ao lado do Airbus A350
A Ethiopian tem hoje 20 jatos 777, dez deles cargueiros. Há ainda seis 777-200 e quatro 777-300ER que são usados em suas rotas de longa distância. Além deles, a Ethiopian também voa com o Boeing 787 e o Airbus A350, rival do 777X.
O 777-9 tem previsão de entrada em serviço em 2025, porém, os problemas enfrentados pela Boeing em suas linhas de montagem podem tornar a certificação da aeronave mais demorada.
Há 453 pedidos firmes pela família 777X, a maior parte da variante 777-9, que pode levar 426 passageiros em duas classes.