Após mais de três anos estocado, o primeiro dos dez Airbus A380 da Etihad Airways voltará a realizar um voo comercial na terça-feira, 25 de julho.
A companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos pretende reativar quatro dos 10 A380 de sua frota, restabelecendo ligações importantes como o voo de Abu Dhabi para Londres (Heathrow).
A Etihad passará a ser a 10ª companhia aérea a retomar os voos com a aeronaves de dois deques, que sofreu um baque imenso durante a pandemia.
Por conta da baixa demanda em rotas de longa distância, o A380 foi armazenado e alguns exemplares até desmantelados por falta de viabilidade econômica para operá-los.
Mas a situação mudou nos últimos tempos, graças ao reaquecimento do mercado, que fez companhias aérea como a Lufthansa repensarem a aposentadoria do jato de quatro motores.
Atualmente voam com o A380 a British Airways (10 aeronaves), Singapore (10), Qatar (8), Qantas (7), Korean (5), Asiana (4), Lufthansa (2), All Nippon (2) e a Emirates Airline, maior cliente do jato, com 87 unidades ativas.
Com o primeiro A380 da Etihad serão 138 aeronaves em serviço além de 64 estacionados, segundo o Planespotters.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Para os clientes da transportadora do Oriente Médio, o retorno do A380 significará ter acesso a uma aeronave de maior capacidade, com 486 assentos em quatro classes, incluindo a The Residence, uma suíte com requintes pouco comuns nas viagens aéreas.