O comando da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) já deve ter assistido o novo episódio da série Star Wars… A corporação publicou no Facebook um post comparando algumas de suas mais famosas aeronaves às principais naves espaciais de combate que aparecem no filme.
A clássica nave X-Wing, uma espécie de “caça-espacial”, na visão da USAF é uma aeronave com duplo propósito: pode atuar como interceptador ou atacar alvos terrestres (como a Estrela da Morte). Um avião atual com essas mesmas características, como aponta a força aérea, é o F-15 Eagle, o mais importante meio de defesa e ataque atual dos EUA.
Construído ao redor de suas armas, o tanque-voador T-47 que aparece em todos os episódios de Star Wars, é uma nave que voa lento e em baixa velocidade para atacar única e exclusivamente alvos terrestres. O temível A-10 Thunderbolt II, outro importante avião da USAF, foi concebido da mesma forma e para a mesma função.
Nave espacial para viagens de longo alcance e com asas articuladas, sem falar no alto poder de fogo, o B-Wing é um dos meios de ataque mais eficientes do “Império”. Na visão da USAF, o bombardeiro B-1 Lancer características semelhantes, como as asas de geometria variável e a capacidade para carregar mais de 50 toneladas de bombas e mísseis.
Por fim, a USAF ainda lembrou da Millenium Falcon, a nave dos contrabandistas espaciais Han Solo e Chewbacca. Capaz de carregar pesadas cargas e modificada para carregar armamentos de defesa e ataque, a nave é como o AC-130, a devastadora versão armada do cargueiro Hércules. No entanto, diferentemente da nave especial, que é descrita por Han Solo como “a nave espacial mais rápida do universo”, o AC-130 mal passa dos 600 km/h.
Um detalhe curioso é que todas as naves de Star Wars citadas pela USAF são aparelhos que aparecem sempre pilotados por personagens “do bem”, como Luke Skywalker, princesa Leia ou o próprio Han Solo. A pergunta que fica então é qual seria o avião equivalente ao TIE Fighter, o caça das forças de Darth Vader? Quem sabe um Sukhoi Su-27 da Rússia…
Veja mais: Os combates reais de aviões da Embraer
Quem jogo ou alguma versão de jogos de naves de star wars sabe que a Tie Figther é considerada a pior nave que existe com a pior visibilidade o que daria ao piloto nenhuma chance de fuga a um ataque por flancos em um dogfight.
Compara-la a um Sukhoi é pura heresia
Mas que são umas naves show de bola elas são
Vamos a nerdice:
“B-Wing é um dos meios de ataque mais eficientes do “Império”
O B-wing é um caça bombardeiro da Aliança Rebelde, co-projetado pelo Almirante Ackbar, aquele do meme “it’s a trap”.
Agora na minha opinião, ele não tem o mesmo proposito do B-1, seu modus operandi é de ataque frontal e não despejo de bombas, claro que o mesmo tem a função de atacar no espaço onde a dinâmica é outra, difícil fazer um paralelo com a realidade mas penso que seria mais como o AC-130 gunship (apesar de seu ataque não ser exatamente frontal) e a Millenium Falcon como o SR-71.