A Embraer e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) deram início oficial ao programa de certificação do EVE-100, primeira aeronave eVTOL da subsidiária EVE Mobilidade Aérea Urbana.
A denominação foi revelada pela agência já que a fabricante até hoje não havia batizado oficialmente a aeronave de propulsão elétrica.
O EVE-100 será um eVTOL com capacidade para quatro passageiro além do piloto. Apesar de presente em ilustrações da Embraer e de ter uma grande quantidade de cartas de intenção, o avião de oito rotores verticais e dois propulsores ainda está no estágio inicial de desenvolvimento.
A Embraer realizou o voo de um protótipo de escala reduzida tempos atrás, mas até o momento não se sabe se uma aeronave nas dimensões reais está sendo produzida.
Pelo ineditismo, a certificação do EVE-100 promete ser bastante desafiador, como reconheceu o superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato. “Do ponto de vista da regulação, há muito trabalho a ser feito, não somente em relação à tecnologia da aeronave, mas na definição de todo ecossistema. O Brasil tem condições e engajamento para lidar com este desafio”, disse.
Segundo a Embraer, o EVE-100 seguirá o processo de certificação de aeronave classificação como “categoria normal”, seguindo requisitos do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) n°23, além de outros adendos feitos pela ANAC.
“A formalização do processo de certificação do eVTOL é um passo importante para a continuidade das discussões que vêm sendo realizadas entre Eve e ANAC em direção à certificação do veículo para mobilidade urbana”, disse Luiz Felipe R. Valentini, Chief Technology Officer da Eve.
A despeito da larga experiência da Embraer e de vários parceiros importantes que se uniram ao projeto, o EVE-100 encontra-se num estágio mais atrasado em relação a outros eVTOL em desenvolvimento no mundo.
Empresas como a Volocopter, Joby e Lilium já realizaram voos de protótipos, embora alguns deles sejam modelos mais simples que os de produção em série. Por outro lado, a Airbus só deve realizar o voo inaugural do CityAirbus NextGen em 2023. Já a EVE espera colocar seu eVTOL em serviço em 2025.