Gigante no setor de soluções tecnológicas para a indústria aeroespacial, a empresa francesa Thales é o novo parceiro estratégico da Eve, subsidiária da Embraer focada em projetos de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês).
Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (20), a Eve afirma que terá o apoio da Thales para desenvolver sua aeronave de decolagem e pouso vertical no Brasil. Iniciada em janeiro deste ano, mas formalizada somente agora, a parceria entre as empresas contempla uma série de estudos conjuntos na área de UAM que serão executados por um período de 12 meses.
Os estudos conjuntos, de acordo com a Eve, contemplam aspectos técnicos, econômicos e sobre a viabilidade de uma aeronave com motorização 100% elétrica. A Thales, por sua vez, vai contribuir no projeto com sua experiência no desenvolvimento de sistemas aviônicos, elétricos, de controle de voo, navegação, comunicação e conectividade.
As equipes da Embraer e da Eve que trabalham no projeto do eVTOL terão suporte do Centro de Tecnologia Espacial da Thales, em São José dos Campos (SP) e do Centro de Aeronaves, em São Bernardo do Campo (SP), além da participação de engenheiros da companhia francesa baseados na França, Canadá e Estados Unidos.
“Esta parceria fortalecerá a posição da Eve como líder no mercado global e nosso compromisso em oferecer um novo modo de transporte urbano eficaz e sustentável. A Embraer é líder no setor de aviação no Brasil e no mundo e tem parceria com a Thales há mais de trinta anos. Agora, a Eve vai alavancar essa parceria também”, disse André Stein, co-CEO da Eve.
“A Thales está ativamente engajada no desenvolvimento da Mobilidade Aérea Urbana. Estamos orgulhosos de dar um novo passo no Brasil, juntando-nos à Eve em um projeto que pode ser um divisor de águas para a mobilidade urbana sustentável em todo o mundo”, disse Yannick Assouad, vice-presidente executivo de Aviação da Thales. “Essa indústria vem para ficar e trará muitas vantagens para o País, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente, devido ao uso de energia limpa”.
A meta da Eve é entregar os primeiros eVTOLs a partir de 2026. A empresa já conta com cerca de 2 mil aeronaves encomendadas, incluindo pedidos das empresas brasileiras Helisul e Flapper. O primeiro “carro voador” da empresa brasileira atende pelo nome EVE-100.
A nova divisão da Embraer, com a colaboração de parceiros, também participa do desenvolvimento de todas as etapas e tecnologias necessárias para habilitar o mercado UAM. É uma atuação que compreende a criação de bases de serviços e redes de suporte, pontos de embarque e desembarque de passageiros, adaptações nos regulamentos de tráfego aéreo e pontos de recarga elétrica.