Eve assegura financiamento de US$50 milhões para avançar com desenvolvimento de eVTOL

Eve Air Mobility expande liquidez e fortalece posição no mercado com aporte adicional
O eVTOL da Embraer vai entrar em serviço em 2026
O eVTOL da Embraer vai entrar em serviço em 2026

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer que desenvolve aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou um financiamento de US$50 milhões obtido junto ao Citibank N.A.

Este novo aporte será destinado ao programa de pesquisa e desenvolvimento da aeronave, contribuindo para a expansão do portfólio tecnológico e consolidando a posição da Eve no setor de Mobilidade Aérea Avançada (AAM).

Com o montante adicional, a liquidez projetada da Eve para o segundo trimestre de 2024 aumentará para cerca de US$480 milhões. Esse valor considera o investimento de US$95,6 milhões, captado em julho de 2024, proveniente de um conjunto diversificado de investidores industriais e financeiros.

Recentemente, a Eve também firmou um acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que lhe concedeu uma linha de crédito de R$500 milhões destinada ao desenvolvimento de seu complexo de produção em Taubaté, São Paulo.

“A Eve continua atraindo a confiança de novos investidores, evidenciando a consistência de nosso plano estratégico e o crescente interesse dos clientes em nossas aeronaves, serviços e soluções operacionais, como o Vector, nosso software de gerenciamento de tráfego aéreo urbano”, afirma Eduardo Couto, CFO da Eve.

Segundo Couto, o recente financiamento, somado ao caixa atual e às linhas de crédito da companhia, assegura que a Eve mantenha uma das mais robustas capitalizações do setor AAM, essencial para o desenvolvimento e produção de seu eVTOL.

O primeiro "carro voador" da Embraer
O primeiro “carro voador” da Embraer

Diferenciais tecnológicos e inovação

A Eve está avançando no desenvolvimento de um eVTOL que utiliza a configuração Lift + Cruise, integrando rotores dedicados ao voo vertical e asas fixas para o cruzeiro. Esta configuração foi projetada para garantir eficiência de empuxo com baixo nível de ruído, além de proporcionar um custo operacional reduzido e sistemas otimizados. O modelo incorpora um propulsor elétrico traseiro com motores duplos, oferecendo redundância de propulsão e maior segurança.

O protótipo em escala real da aeronave foi exibido no Farnborough Air Show, no Reino Unido, no semestre anterior. Agora, a Eve se prepara para iniciar uma campanha de testes rigorosa com a aeronave, o que representa um marco importante no processo de desenvolvimento e validação dos sistemas e funcionalidades do eVTOL.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Aeroporto de Congonhas

Brasil se torna o 4º maior mercado de voos domésticos do mundo

Next Post
Embraer E190 da Finnair

Finnair conclui reforma de cabine de seu primeiro Embraer E190

Related Posts
Total
0
Share