A Eve, subsidiária da Embraer que investe na mobilidade aérea urbana, anunciou uma parceria com a Helipass, que é uma plataforma de reserva de voos em helicópteros. A colaboração visa acelerar e implementar aeronaves elétricas de pouso e decolagem verticais (os eVTOL) na França e em outros mercados da Europa.
Com a parceria, a ideia é disponibilizar cerca de 50 mil horas de voo por ano em modelos elétricos da Eve. Porém, é possível que haja um aumento opcional de 100 mil horas por conta da rede da Helipass.
A Helipass pretende criar reservas digitais em sua plataforma para oferecer uma nova experiência aos clientes. E a Eve deverá trabalhar em conjunto para fornecer todo o treinamento, apoio local e publicações técnicas que facilitem o lançamento das operações comerciais de suas aeronaves elétricas.
“Estamos muito felizes em trazer a Helipass para nossa família de parceiros, aumentando o alcance global de nossas soluções para o mercado de UAM. A Europa não está apenas madura para novas soluções de mobilidade, mas também muito focada em garantir um futuro mais sustentável, missão alinhada com o propósito da Eve”, afirmou o presidente e CEO da Eve, Andre Stein.
Lançamento em outros mercados
De acordo com o planejamento da Eve, a aeronave elétrica da empresa deverá ser lançada em 2026. Por conta da parceria, o objetivo é que o veículo não seja lançado apenas na França, mas nos demais mercados em que a Helipass atua. Voos turísticos e traslados para aeroportos estão entre os serviços previstos para a parceria.