Eve fará simulação de voos de eVTOL em Chicago, mas usando um helicóptero

Testes tem como objetivo permitir aos passageiros vivenciarem a experiência da Mobilidade Aérea Urbana e preparar o ecossistema necessário para a operações de eVTOLs
eVTOL da Eve: primeiros aparelhos serão entregues em meados de 2026 (Embraer)

A Eve, subsidiária da Embraer da área de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), confirmou nesta terça-feira (23) que fará uma simulação de voos de eVTOL na área metropolitana de Chicago, nos Estados Unidos. De acordo com a empresa, os testes têm como objetivo permitir aos passageiros vivenciarem a experiência do novo modal de transporte. As viagens, no entanto, serão realizadas usando um helicóptero.

Está será a primeira simulação de UAM da Eve na América do Norte. No ano passado, a empresa promoveu um experimento semelhante no Rio de Janeiro, ligando o Aeroporto do Galeão ao bairro da Barra da Tijuca com voos de helicóptero simulando a performance de um eVTOL. As atividades em Chicago terão duração de três semanas, começando com testes em solo em 12 de setembro e voos de passageiros no dia 14.

“A simulação da operação do eVTOL em Chicago nos permite estudar como as pessoas irão vivenciar este serviço e entender todos os requisitos do ecossistema para nossos produtos e serviços, ao mesmo tempo que apresentamos o benefício da mobilidade aérea urbana em uma das cidades mais importantes e populosas da América do Norte”, explica André Stein, co-CEO da Eve.

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A primeira rota da simulação promovida pela Eve irá conectar o Vertiport Chicago, um heliporto no centro da cidade, e o heliponto municipal de Schaumburg, e a segunda rota, o vertiporto de Chicago e o heliporto de Tinley Park, em Illinois. A venda dos bilhetes será realizada por meio do aplicativo e website da Blade Air Mobility, empresa que também forneceu o helicóptero para a experiência.

A Eve já recebeu mais de 2.000 pedidos por aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (Embraer)

Outros nomes envolvidos na simulação da Eve em Chicago são a Republic Airways, Halo Aviation, ACCIONA, SkyWest e Speedbird Aero.

“Para a Eve, é fundamental entender e endereçar, por meio desses projetos que envolvem parceiros e a comunidade, os principais desafios associados aos mais importantes pilares do ecossistema de mobilidade aérea urbana. Nossa proposta reúne todos os públicos de interesse e conta com diferentes visões e pareceres para estruturar e entregar as melhores soluções”, disse Luiz Mauad, vice-presidente de Serviços e Operações de Frotas da Eve.

Segundo a Eve, após a conclusão da simulação, a cidade de Chicago terá acesso ao conhecimento sobre infraestrutura e o ecossistema necessários para permitir a aplicação da UMA na região. A subsidiária da Embraer trabalha para colocar em serviço seus primeiro eVTOLs em meados de 2026. A empresa já acumula mais de 2.000 pedidos pelas aeronaves elétricas de pouso e decolagem verticais.

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