A Eve, subsidiária da Embraer, montou uma plataforma de testes baseada num caminhão Scania para testar os rotores desenvolvidos para aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical, os eVTOLs. A novidade foi divulgada pela empresa nesta sexta-feira (26) em comunicado sobre os recentes avanços do projeto brasileiro de transporte aéreo urbano.
De acordo com a Eve, a plataforma móvel montada no caminhão serve para avaliar o desempenho dos rotores do eVTOL durante a fase de transição do voo vertical para o horizontal. “Nossa equipe de engenharia já começou os testes e a coleta de dados sobre as características aerodinâmicas dos rotores durante o voo para a frente”, informou a empresa.
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A divisão da Embraer também realizou recentemente provas em túnel de vento com um modelo em escala do eVTOL, bem como testes do motor elétrico da aeronave em ambiente de ensaio. Segundo a Eve, esses experimentos permitem medir o desempenho aerodinâmico e as propriedades sonoras para modelagem e desenvolvimento do novo meio de transporte.
Os testes de propulsão e dos rotores servem ainda para aumentar a fidelidade do simulador de voo de eVTOL e do sistema de controle fly-by-wire (comandos de voo computadorizados) da aeronave, explicou a empresa do grupo Embraer.
“Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento do programa até o momento e progredindo muito bem, à medida que avançamos na seleção dos principais fornecedores e finalizamos a definição da arquitetura dos sistemas de nossa aeronave,” disse Alice Altíssimo, vice-presidente de programas e operações da Eve.
O eVTOL da marca brasileira usa uma concepção de decolagem + cruzeiro (Lift + Cruise, no termo em inglês) com rotores específicos para o voo vertical e asas fixas para o voo de cruzeiro, sem a necessidade de componentes basculantes para a transição do voo. A Eve diz que essa configuração “favorece a segurança, eficiência, confiabilidade e certificabilidade, enquanto reduz custo operacionais, de manutenção, reparo e revisão”.
A Eve espera concluir a seleção dos principais fornecedores de equipamentos na primeira metade deste ano e iniciar a montagem do primeiro protótipo do eVTOL durante o segundo semestre, seguido pela campanha de testes em 2024. A aeronave elétrica está programado para ser certificada e entrar em serviço em 2026.