Uma das primeiras empresas do setor aeroespacial a se aventurar no ramo das aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL), a chinesa EHang informou nesta semana que seu primeiro veículo do tipo concebido para produção seriada, o modelo EH216-S, deve ser certificado para operações comerciais ainda neste ano.
“Nosso objetivo é ser a primeira empresa a lançar serviços operacionais comerciais (com eVTOLs) no mundo, provavelmente no segundo semestre deste ano”, salientou Edward Xu, diretor de estratégia da EHang, durante uma teleconferência para investidores.
A EHang classifica seu eVTOL como um “veículo aéreo autônomo”, termo abreviado pela sigla em inglês AAV. Ou seja, a aeronave projetada pela empresa chinesa dispensa a presença de um piloto para executar os voos, liberando o espaço na cabine para dois ocupantes.
“Construímos a primeira plataforma AAV centralizada do mundo para gerenciar várias operações AAV com tecnologias de gerenciamento de cluster. Até agora, realizamos mais de 20.000 voos de teste autônomos em 11 países”, disse Xu.
Segundo dados do fabricante, o EH216-S pode voar a velocidade máxima de 130 km/h e tem alcance de 35 km com uma carga útil de 220 kg. A empresa também trabalha no desenvolvimento de “vertiportos”, como são chamados os pontos de pouso e decolagem de eVTOLs, e a estrutura necessária para recarregar as baterias das aeronaves.
Em dezembro do ano passado, a agência reguladora de aviação civil da China, a CAAC, publicou um edital no qual especificava as condições para a EHang obter o certificado de tipo para o EH216-S. O documento ainda deve servir de referência para a certificação de outros eVTOLs no mercado chinês, incluindo modelos fabricados em outros países, como o EVE-100 da Eve/Embraer.
Além do EH216-S, a EHang também trabalha no desenvolvimento do VT-30, um eVTOL de controle autônomo de longo alcance (até 300 km) e cabine para dois ocupantes. A empresa chinesa, contudo, ainda não definiu um prazo de lançamento do modelo com maior desempenho.