Um vídeo promocional divulgado hoje (23) nas redes sociais da Embraer mostrou pela primeira vez o eVTOL da fabricante em voo. A ação promove a Eve Air Mobility, divisão da empresa brasileira focada em soluções de mobilidade urbana.
O veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) da Embraer que aparece nas imagens ainda é protótipo em escala reduzida, mas já adianta alguns detalhes interessantes da aeronave. Nota-se, por exemplo, a presença de 10 hélices distribuídas em duas asas e esquis de pouso.
A Embraer ainda não revelou mais detalhes sobre os testes com o eVTOL. Em julho do ano passado, a fabricante informou que havia conduzido o primeiro “voo virtual” da aeronave em simulador, etapa necessária para calibrar os comandos do aparelho.
Também conhecidos como “táxis voadores”, os eVTOLs são propostos como um novo meio de transporte em grandes centros urbanos.
A Uber é o principal nome nesse ramo com a iniciativa Uber Air, que tem a participação da Embraer e outros fabricantes que estão desenvolvendo as aeronaves e a estrutura necessária para operá-las. Austrália e EUA serão os primeiros países a contarem com o novo modal de transporte, com previsão de início dos serviços em meados de 2023.
Veja mais: Conheça as variadas divisões da Embraer
Com minha profunda ignorância sobre o assunto, acho difícil implantar esse projeto ,por enquanto. Temos helicópteros que já prestam serviços de táxi se deslocando sobre as cidades. Antes de implantar esse serviço, seria útil um projeto para agilizar o trânsito nas grandes cidades, com novos modais de transporte, de preferência elétricos, com obras de infraestrutura que , possibilite trafegar com mais rapidez. Planejamento Urbano é de fundamental importância para as cidades ganharem fluidez e melhor qualidade de vida. Depois de resolvido essas questões Urbanas, poderemos testar esses veículos de transporte aéreo sem precisar sobrepor esse projeto, acima de problemas mal resolvidos no solo.