A Eve Air Mobility e a Embraer realizaram dias atrás o primeiro acionamento do motor elétrico de propulsão do eVTOL Eve-100.
O teste ocorreu nas instalações de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. O único protótipo conhecido foi levado para uma pista de táxi afastada onde o motor pusher instalado na cauda funcionou pela primeira vez.
A Eve divulgou um vídeo em seu canal no Youtube mostrando o feito. A aeronave não é tripulada e todo o controle é feito por meio de uma estação remota.
A aeronave elétrica ainda não foi completamente montada. A ausência mais notável são os rotores de elevação que serão instalados em quatro pares em suportes nas asas.
O desenvolvimento do eVTOL tem sido mais lento que outros projetos concorrentes. A Eve só revelou o primeiro protótipo no ano passado e tinha planos de colocá-lo em voo ainda em 2024.
Agora a meta é que ele voe em 2025 e entre em serviço em 2027. A certificação de tipo inédita está sendo realizada junto à ANAC, a agência de aviação civil do Brasil.
Airbus suspende rival da Eve
A Eve tem atualmente quase 3.000 pedidos e cartas de intenções pelo modelo de cinco lugares. A produção será feita em uma fábrica em Taubaté, que está sendo preparada para iniciar a montagem das aeronaves.
A divulgação do marco ocorre em meio à suspensão de outro projeto importante de eVTOL, o CityAirbus NextGen, da Airbus.
A aeronave elétrica, que tem um protótipo em testes de voo desde o ano passado, terá o programa suspenso devido à ausência de baterias capazes de oferecer a autonomia desejada, de até 100 km.
A Airbus, no entanto, continuará estudando o veículo elétrico para um eventual relançamento assim que as condições técnicas o permitirem.
É apenas mais um tipo de VTOL, não entendo porque se o denomina, carro voador.
Nossa que trambolho mais feio! Nem nos desenhos dos Jatsons aparecia algo com este designe. Nota-se que o futuro está bem longe.
Este tipo de veículo não próspera, seu modo de deslocamento consome muito combustível
Carro voador ?
Em que rua ou rodovia isso vai andar?
Ta mais para um helicoptero do que carro
Manobilidade deve ser horrivel
Se isso for um carro voador, então o que seria o bojo de um helicóptero com asas? oh coisa medonha!
Se a EVE equacionou bem o consumo geral eletrico com o tamanho da bateria de 800kg, e se o fornecedor nacional Acellott realmente acertou na tecnologia inivadora da bateria. Aí será um sucesso.
E creio que o motor de elevação tb deve ser inovador. Parceiros certos na hora certa.
que gerimgonca ridícula, é assim que gastam nossos impostos?, Lamentável…..