Aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL), o VX4 projetado pela empresa britânica Vertical Aerospace completou sua decolagem no fim de semana, informou a companhia nesta segunda-feira (26).
Embora o VX4 tenha decolado, o ensaio ainda não foi um voo pleno. O eVTOL decolou do interior de um hangar amarrado ao chão por segurança e pairou por alguns minutos a 5 pés do solo (1,52 metro). “Este teste representou o culminar de muitos meses de preparação por uma equipe enorme e estar no controle do VX4 pela primeira vez foi uma honra e um momento de orgulho para todos nós”, disse Justin Paines, piloto-chefe de testes da Vertical Aerospace.
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O teste foi conduzido após a Vertical Aerospace receber a aprovação regulatória na forma de uma “Permissão para Voar” concedida pela Autoridade de Aviação Civil (CAA, na sigla em inglês) do Reino Unido. As próximas etapas no desenvolvimento da aeronave incluem voo em baixa velocidade e ensaios da transição do voo vertical para o horizontal.
Impulsionado por oito motores elétricos montados em naceles móveis, o VX4 é projetado para transportar um piloto e quatro passageiros. Segundo o fabricante, o veículo de mobilidade aérea urbana terá alcance de até 160 km voando a velocidade de cruzeiro de 240 km/h (e máxima de 320 km/h).
Stephen Fitzpatrick, fundador e CEO da Vertical, disse: “Este momento representa um pequeno passo para a Vertical Aerospace, mas é um salto gigantesco para a aviação britânica. Por mais de 100 anos, o Reino Unido tem sido líder global em aviação e hoje, no século 21, a Grã-Bretanha está liderando o mundo no desenvolvimento de aeronaves com zero carbono”.
O programa de testes da Vertical também é apoiado pelo Aerospace Technology Institute, um programa da indústria do governo do Reino Unido concebido para promover novas tecnologias no transporte aéreo.
Entre os diversos projetos de eVTOLs em andamanto ao redor do mundo, o VX4 é um dos modelos mais aguardados no mercado. A Vertical Aerospace recebeu mais de 1.400 pré-encomendas pelo aparelho de companhias aéreas, operadoras, locadoras e grupos turísticos. Entre os principais clientes destacam-se a Virgin Atlantic, American Airlines, Japan Airlines e Air Asia. A aeronave urbana britânica também foi escolhida pela Gol Linhas Aéreas, que pretende comprar ou arrendar até 250 exemplares.
Lamentável essa atitude da Gol de preterir os produtos da EMBRAER!
Não entendi o comentário do Jair Teston, a queridinha da Embraer a Azul, tbm voa aeronaves da boing, ATR, Airbus, e na hora de escolher o e-vetol dela, escolheu o da alemã Liliun e tbm preteriu o produto de mesmo nicho da Embraer… Então?
Um piloto só?
Depois que cair uns quatro, desistirão da ideia!…
Pra que a GOL entrou nisso?!?!?! Alguém acha que esses negócios vão efetivamente voar aos montes em 2025?!?! É pura ilusão, gente!!! Vão enfiar isso aí aonde? SP já tem o espaço aéreo absurdamente saturado! Somos o 2° país que mais tem helicóptero no mundo!!! As pessoas estão jogando todas as fichas nessa “eletrificação” e vão dar com os “burros n’água”….